CONSAÚDE é representado em oficina do Ministério da Saúde

Com foco nas ações de fortalecimento da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil, o Ministério da Saúde realizou, entre os dias 21 e 22 de maio, uma oficina de trabalho com a participação de representantes institucionais da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) das cinco regiões do país, com o objetivo de consolidar o planejamento anual das atividades da Rede. O CEFORH (Centro de Formação de Recursos Humanos), administrado pelo CONSAÚDE, esteve representado pela diretora Cione Bertoldo Zanella Tognetti.

O encontro nacional, realizado em Brasília (DF), contou com a presença de mais de 100 participantes. O evento reuniu dirigentes de 40 Escolas Técnicas do SUS, além dos parceiros do Ministério da Saúde envolvidos com a temática.

Na pauta, a construção coletiva do planejamento do plano de trabalho da RET-SUS para o biênio 2019/2020, em que foram discutidas ações relativas aos eixos: Gestão, Formativo-Pedagógico, Infraestrutura, Força de trabalho do SUS nas escolas e Financiamento.

 

RET-SUS

A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) está consolidada como referência no país para a formação profissional de nível médio na área da saúde e apresenta relevante contribuição para o desenvolvimento de processos de formação profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, seja por meio de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), Técnicos e Pós-Técnicos, na perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Atualmente, a RET-SUS é coordenada pelo Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES).

Compartilhe