CONSAÚDE fecha primeiro semestre superando os desafios da pandemia

O CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul), fechou o primeiro semestre de 2021 com o cumprimento das metas pactuadas junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES/SP), dentro do período de pandemia. A Covid-19 trouxe um cenário desafiador e o CONSAÚDE vem driblando as dificuldades com uma estruturação administrativa, dificuldades técnicas e financeiras e reorganização de serviços assistenciais prestados pelo Consórcio. O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), por ser o único hospital “porta-aberta” do Vale do Ribeira, também realiza a triagem dos casos do coronavírus e manteve os demais atendimentos.

O HRLB/CONSAÚDE é referência regional em urgências e emergências, cirurgias e atendimentos clínicos, como por exemplo, traumato-ortopedia, cirurgia geral, neurologia/neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstetrícia, dentre outras. Ou seja, o trabalho não pode parar.

O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE atendeu, no primeiro semestre de 2021, um total de 17.877 pessoas. De janeiro a junho, as internações em clínica médica somaram 4.340. Na enfermaria Covid-19, que conta com 26 leitos exclusivos para tratamento da doença, foram 114 internações. Já na UTI Covid, com 10 leitos exclusivos para atendimento da doença, foram 60.

Na Maternidade do Hospital, credenciada pela Rede Cegonha, internações em obstetrícia somaram 590 no semestre. O total de partos realizados foi de 905. A Maternidade atende também a gestação de alto risco e conta com uma UTI Neonatal com sete leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com quatro leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com sete leitos. 

O Hospital realizou um total de 135.905 exames laboratoriais, uma média mensal de 22.651. Raios-X somaram 10.473; ultrassom, 6.430 e tomografias, 2.203.

O HRLB/CONSAÚDE é uma UNACON e referência regional para atendimento e tratamento oncológico. Neste semestre, no setor de Oncologia, foram realizadas 2.851 quimioterapias e 248 cirurgias oncológicas. Também foram feitos 2.925 exames anatomopatológicos.

O Hospital também realizou um total de 1.807 cirurgias de urgência e eletivas. Cirurgias por especialidade, no semestre, foram realizadas:

  • Cirurgia Geral, 338;
  • Ginecologia, 193;
  • Mastologia, 59;
  • Neurologia, 23;
  • Obstetrícia, 237;
  • Oncologia, 248;
  • Ortopedia, 231;
  • Urologia, 562;
  • Vascular, 116.

Neste semestre, também houve a retomada das obras de modernização e ampliação do HRLB/CONSAÚDE, previsto no Programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo. Com investimento total de R$ 28 milhões, o novo prédio do HRLB/CONSAÚDE contará com 98 leitos novos, incluindo 18 de UTI, pronto-socorro, área materno-infantil e setor de oncologia. A intervenção prevê a reforma de cinco andares e a adequação de cobertura de interligação do hospital com a cozinha existente, além da construção de um abrigo de resíduos hospitalares e um posto de transformação. A estrutura já possui 8,5 mil m² de área construída e ganhará outros 213 m² com a edificação complementar.

Cumprimento de metas e equilíbrio

O HRLB é uma unidade do Governo do Estado de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, que mantém contrato com a Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital atende unicamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região do Vale do Ribeira e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), que liga os Estados de São Paulo e Paraná. Ou seja, ao HRLB chegam pacientes de todo o país.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, ressalta a importância da organização da gestão. “O HRLB é referência para o Vale do Ribeira e, mesmo diante desta crise causada pela pandemia, reforçamos nosso trabalho, buscando meios de honrar os compromissos e oferecer um bom atendimento a nossa população, com resolutividade. Agradeço o apoio dos funcionários, da diretoria do CONSAÚDE e dos prefeitos que se dedicam a esta batalha”, disse.

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Barra do Turvo, Dr. Jefferson Luiz Martins, entende que os desafios são muitos, mas que a união e dedicação de todos garantem os bons resultados.  “Contamos com a união dos prefeitos e do apoio do Governo do Estado com novos investimentos e a continuidade das obras de reforma e ampliação do HRLB, por meio do Programa Vale do Futuro. Assim, estamos vendo um futuro cada vez mais promissor e de crescimento para a saúde no Vale do Ribeira”, finalizou o presidente.

Compartilhe