CONSAÚDE participa de Seminário em Sorocaba/SP

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Iguape Wilson Almeida Lima,  diretor-superintendente do Consórcio José Antonio Antosczezem e a diretora administrativa Bianca Palfi participaram do Seminário ‘Resíduo de Valor 2019 – Lixo Sustentável: receita e energia’. O evento aconteceu na segunda-feira (15) no teatro municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba, e discutiu o tema da regionalização como forma de fortalecimento dos municípios no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos

O seminário foi realizado pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes, visando sensibilizar e conscientizar prefeitos e gestores públicos sobre as vias possíveis para o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de apontar caminhos efetivos para a regionalização como forma de fortalecer as prefeituras com a preservação de seus direitos políticos. 

A abertura do seminário contou com palestras do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do agrônomo e ambientalista Xico Graziano, além da presença de prefeitos e autoridades do Estado de São Paulo.

Para o diretor superintendente do CONSAÚDE, “o evento discutiu ações efetivas e possibilidades para que as cidades possam buscar a redução de custos na gestão de resíduos, além de gerar receitas dentro do processo”, explicou Antosczezem.

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Iguape Wilson Almeida Lima, falou da importância de se trabalhar o conceito de Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, abordado no seminário. “São locais que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade. Temos que trazer este conceito para o Vale do Ribeira e coloca-lo em prática, objetivando o desenvolvimento sustentável dos municípios”, finalizou.

Compartilhe