CONSAÚDE participa do lançamento de Programa de Regionalização da Saúde

O CONSAÚDE esteve presente no lançamento do Programa de Regionalização da Saúde. O diretor-superintendente Rildo de Jesus Nantes da Cunha, acompanhado do prefeito de Pariquera-Açu Wagner da Costa e do diretor municipal de saúde Dorival Reis, esteve nesta quinta-feira (13) em São Paulo, em evento no qual o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com os 645 municípios paulistas e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos em São Paulo.

O CONSAÚDE faz parte deste plano de regionalização e terá papel fundamental no fortalecimento da saúde nos municípios do Vale do Ribeira. “Receberemos a visita do governador Tarcísio de Freitas em maio e nesta oportunidade faremos a apresentação do planejamento do CONSAÚDE para integrar o plano de regionalização. A regionalização vai permitir ver de perto os problemas e mudar a gestão das filas de espera. O CONSAÚDE, junto ao Governo do Estado e ao DRS XII, auxiliará no processo de integração das unidades, organizando as redes, para termos mais eficiência e atender melhor a população”, explicou o diretor-superintendente.

O objetivo do Programa de Regionalização da Saúde é a diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre si, visando criar, estabelecer e dinamizar redes ou canais permanentes entre seus quadros funcionais de forma a assegurar a cooperação.

O programa de regionalização da saúde pretende inovar ao criar espaço para o diálogo, entendimento e negociação entre as três esferas no espaço regional. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população. Para isso, o Governo de São Paulo definiu que os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais se adequem às necessidades regionais, tornando realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde.

Além disso, a regionalização cria a possibilidade de revisão do papel dos hospitais de pequeno porte (com 50 leitos ou menos) para que passem a contribuir de forma efetiva, de modo que a rede regional possa assegurar à população o acesso a serviços de saúde em momento oportuno e com qualidade. Nesse processo, os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços. Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde conta com 17 DRSs distribuídos em todo o território paulista, responsáveis por centralizar, organizar e viabilizar o acesso à saúde pública. A medida prevê a unificação dos serviços de saúde por meio da Central Regional de Regulação, que deverá ser gerenciada de modo compartilhado entre o Estado e os municípios integrantes das respectivas Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS).

Compartilhe