Consaúde participa de workshop e apresenta resultados de trabalhos do HRLB

Funcionários do Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, participarão do II Workshop “Fortalecimento da Integração da Rede de Assistência ao Pré Natal”, no próximo dia 11, das 8h30 às 17h30, no Estoril Palace Hotel, em Registro. O evento é uma iniciativa da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e Departamento Regional de Saúde XII – Registro.

O workshop faz parte do Projeto Toda Criança Nasce para Ser Feliz, que tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento de políticas públicas locais para a redução das mortalidades infantil e materna.

O projeto contribui com a sobrevivência e atenção à saúde de gestantes, parturientes e crianças de 0 a 5 anos nos municípios de Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú e Peruíbe, no estado de São Paulo. A expectativa é que em dois anos o projeto beneficie mais de 9.500 crianças, 6.200 famílias e ainda realize a capacitação de 500 profissionais da área da saúde.

A ideia é que agentes atuem nesses municípios com informações sobre a importância da grávida realizar o pré-natal, como agir em uma gravidez de risco, as vacinas que devem ser tomadas durante a gestação, exames básicos e complementares e ainda fazer um alerta sobre a gravidez na adolescência.

A participação de profissionais do Consaúde é fundamental, pois na ocasião serão apresentados projetos desenvolvidos na região que desempenham papel importante na redução das mortalidades infantil e materna. De acordo com a diretora de enfermagem do Consórcio, Neusa Balbo, “atualmente são realizados trabalhos que fazem a diferença. Temos o Método Mãe Canguru, o qual foi implantado na UTI Neonatal do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu. Implantamos também a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que presta acolhimento e acompanhamento das mães do HRLB. São trabalhos que reduziram drasticamente as taxas de mortalidade infantil e materna”, afirmou.

Durante o Workshop, o Consaúde apresentará o Método Canguru, por meio de slides, e um vídeo sobre a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, divulgando regionalmente as ações do HRLB no sentido de cuidar da saúde de mães e filhos.

Compartilhe