Consaúde promove planejamento estratégico e mudanças no Hospital Dr. Adhemar de Barros

Consaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira) e a Quanta – Consultoria e Projetos, juntamente com 39 integrantes do corpo de funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos, diretoria e manutenção, realizam, nesta segunda e terça-feira ( 22 e 23/11), o planejamento estratégico do Hospital Dr. Ademar de Barros para 2011.

O objetivo da ação foi convidar todos os interessados que trabalham no hospital a enumerar os problemas ainda existentes e estabelecer soluções. Segundo a diretora superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, “a iniciativa do planejamento estratégico foi equiparar as necessidades elencadas pelos funcionários com o que foi estabelecido com a Secretaria de Estado da Saúde. Além de demonstrar a possibilidade da participação democrática visando à gestão conjunta e responsável, o que demonstra transparência do consórcio no gerenciamento do hospital”.

Novidades
Desde que assumiu o gerenciamento do hospital em julho deste ano, o Consaúde com o auxílio da Associação Beneficente de Apiaí (ABA), já trouxe mudanças visíveis aos olhos de funcionários, pacientes e moradores da região. Mesmo se tratando de um processo de transição, as inovações tanto na estrutura quanto nos recursos humanos tem apresentado resultados rápidos.

Entre as mudanças mais importantes, destacam-se o processo de reestruturação com contratação de novos funcionários (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais) e adequação salarial – cujo objetivo foi fornecer um serviço de melhor qualidade. Somado a isso, foram contratadas equipes das seguintes especialidades: pediatria neonatal, obstetrícia, cirurgia, ortopedia, anestesia e clínica médica, durante as 24 horas do dia.

Serviços como o SAME (Serviços de Arquivos Médicos e Estatística) e o controle de infecções hospitalares já foram implantados, assim como o pagamento em dia, desde julho, dos encargos sociais e trabalhistas.

Outro destaque, a estrutura física sofreu mudanças como a reforma da casa do gerador, com previsão de conclusão para o fim deste mês, assim como a instalação do equipamento, que já conta com os recursos para compra. Já a pintura externa, em fase de conclusão, recebeu os característicos tons laranja e azul que identificam as unidades que integram ou são parceiros do Consórcio.

Para o vice-presidente do Consaúde e prefeito de Apiaí Dr. Emilson Couras da Silva: “O Consaúde é uma realidade em Apiaí, cujo resultado dos trabalhos desenvolvidos é notado por todos os usuários da região. Estamos no caminho certo e confiamos na experiência do Consórcio pelos trabalhos executados em outras unidades da região. Como prefeitos e representantes dos municípios do Alto Vale, temos que somar todos os esforços para que a parceria continue dando bons resultados para todos os moradores que precisam usar nosso hospital”.

Atualmente, o Hospital de Apiaí é gerenciado pelo Consaúde, depois que cinco municípios do Alto Ribeira (Apiaí, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Itaóca e Barra do Chapéu) firmaram convênio com a filantrópica e o Estado para a regionalização da unidade.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12