CONSAÚDE realiza Assembleia de Prefeitos e discute avanços da implantação do serviço de radioterapia no Vale do Ribeira

O CONSAÚDE realizou nesta terça-feira (28), a reunião do Conselho de Administração e Assembleia de Prefeitos. O encontro aconteceu no auditório do Consórcio, em Pariquera-Açu, respeitando-se os protocolos de prevenção da Covid-19. O evento contou com a presença do coordenador-geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes e do coordenador-regional, Ezigomar Pessoa.

O presidente do Consórcio e prefeito de Barra do Turvo, Dr. Jefferson Luiz Martins,  conduziu a Assembleia que apresentou o balancete de agosto e deliberou sobre Assistência Farmacêutica (Programa Dose Certa e medicamentos estratégicos, Farmácia do Componente Especializado; medicamentos Complementares da Oncologia), ata de registro de preços de medicamentos e o fluxo de atendimento oncológico. Além disso, os prefeitos e autoridades presentes foram informados sobre os atendimentos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), especialmente o enfrentamento da pandemia. Na ocasião, o diretor-técnico do HRLB/CONSAÚDE, Dr. Sandro Scárdua, foi apresentado aos participantes.

Estiveram presentes na Assembleia os prefeitos de Barra do Turvo, Dr. Jefferson Luiz Martins; Cananéia, Robson da Silva Leonel; Eldorado, Dinoel Pedroso Rocha; de Iguape, Wilson Almeida Lima; de Ilha Comprida, Geraldino de Oliveira Junior; de Iporanga, Alessandro Mendes Rodrigues; de Itariri, Dinamérico Gonçalvez Perone; de Pariquera-Açu, Wagner da Costa; Registro, Nilton José Hirota e de Sete Barras, Dean Alves Martins. Também participaram os representantes dos municípios de Cajati, Ellen Cristina do Carmo; de Itaóca, Marina Correa dos Santos; de Jacupiranga, Sylvio Carneiro Braga Junior; de Juquiá, Ercias Muniz de Lima; de Miracatu, Julio Antonio Soares Coelho e de Pedro de Toledo, o vice-prefeito Valmir dos Santos.

Dentre os assuntos abordados na Assembleia, a retomada das obras de modernização e ampliação do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) e a assinatura do Termo de Compromisso entre o Consórcio e Ministério da Saúde para a implantação do Serviço de Radioterapia no Hospital.

Radioterapia – O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, que contempla o HRLB/CONSAÚDE, segue em fase final. O projeto apresentado junto ao Ministério da Saúde já foi aprovado, incluindo a assinatura do Termo de Compromisso entre o CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul) e Ministério da Saúde.

O CONSAÚDE seguiu todas as etapas, dentro da programação do Ministério, para aprovação do projeto, desde reunião de toda a documentação necessária, a aprovação pela Cetesb sobre a área onde o prédio deverá ser construído até a finalização do projeto de arquitetura e engenharia e para a aquisição dos aceleradores lineares, realizado pela empresa Variant. Com a aprovação do projeto, a expectativa é que a obra possa começar em breve. O terreno fica anexo ao novo prédio do HRLB, facilitando o acesso dos pacientes, inclusive ao setor de Oncologia do Hospital.

O projeto das edificações tem aproximadamente 1.000 m², prevendo todas as áreas técnicas, administrativas e de suporte para funcionamento do serviço de radioterapia no Vale do Ribeira. O CONSAÚDE irá garantir a operacionalização e manutenção dos serviços de radioterapia necessários ao atendimento da população.

Obras novo prédio – Em julho deste ano, houve a retomada das obras de modernização e ampliação do HRLB/CONSAÚDE, previsto no Programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo. Com investimento total de R$ 28 milhões, o novo prédio do HRLB/CONSAÚDE contará com 98 leitos novos, incluindo 18 de UTI, pronto-socorro, área materno-infantil e setor de oncologia. A intervenção prevê a reforma de cinco andares e a adequação de cobertura de interligação do hospital com a cozinha existente, além da construção de um abrigo de resíduos hospitalares e um posto de transformação. A estrutura já possui 8,5 mil m² de área construída e ganhará outros 213 m² com a edificação complementar.

O diretor-superintendente José Antonio Antosczezem falou sobre os temas abordados durante a Assembleia. “Apresentamos uma pauta técnica, prioritariamente abordando serviços de ambulatório do CAR, o Complexo Ambulatorial Regional, da Oncologia bem como a assistência farmacêutica. Também frisamos as questões de dificuldades de ordem financeira, para que haja respaldo político e técnico dos prefeitos para a continuidade deste trabalho de excelência prestado pelo CONSAÚDE, apresentando boa resolutividade, mesmo em meio à pandemia e todas as dificuldades deste momento. O trabalho vai continuar e deve ser ampliado, especialmente pensando no próximo ano, com planejamento e transparência. Agradecemos aos prefeitos, aos funcionários, demais autoridades que apoiam o Consórcio. Nosso muito obrigado”, afirmou Antosczezem. 

O presidente e prefeito de Barra do Turvo Dr. Jefferson Luiz Martins, reiterou a importância da união para o fortalecimento dos serviços prestados pelo CONSAÚDE.  “Discutimos hoje as questões financeiras do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua. Também abordamos o atendimento prestado pelo CAR. Vamos estudar em conjunto com os prefeitos a melhor forma de melhorar a qualidade de atendimento, bem como discutir o gerenciamento e a forma de funcionamento do CAR. Foi uma reunião positiva e agradeço aos prefeitos e secretários de saúde dos municípios que compareceram de forma maciça a nossa Assembleia”, finalizou Dr. Jefferson.

Compartilhe