CONSAÚDE realiza Assembleia de Prefeitos e realiza prestação de contas

O CONSAÚDE realizou, na sexta-feira (26), a reunião do Conselho de Administração e Assembleia de Prefeitos, no auditório da Escola Municipal Meu Recanto I, em Ilha Comprida. A reunião foi em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB). Na ocasião, o prefeito de Iguape Wilson Almeida Lima e atual presidente do CBH-RB entregou a gestão ao prefeito de Ilha Comprida, Geraldino de Oliveira Junior.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antosczezem e o presidente do Consórcio Wilson Almeida Lima apresentaram a pauta às autoridades presentes. Dentre os assuntos discutidos e aprovados durante a Assembleia, a apresentação dos balancetes bem como a aprovação do parecer do Conselho Fiscal sobre as demonstrações contábeis do exercício de 2018. Também foi entregue aos prefeitos o relatório de atividades executadas de 2018 do CONSAÚDE.

Participaram da Assembleia os prefeitos Luciano Polackzec (Apiaí), Dr. Jefferson Luiz Marins (Barra do Turvo), Durval Adélio Morais (Eldorado), Geraldino de Oliveira Junior (Ilha Comprida), Frederico Dias Batista (Itaóca), Dinamérico Gonçalves Perone (Itariri) e Renato de Lima Soares (Juquiá). Estiveram presentes também os representantes dos prefeitos de Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu e Tapiraí.

Ainda na pauta do dia, a prestação de contas referentes aos gastos com recursos do contrato de rateio, a resolução de número 04/2019, que trata das adequações do contrato de Consórcio Público/CONSAÚDE.

O diretor superintendente do CONSAÚDE também explicou sobre o cronograma de implantação do serviço de radioterapia no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), dentre outros temas. “Colocamos aos prefeitos a programação da implantação do serviço de radioterapia no HRLB, bem como apresentamos o relatório de atividades executadas e os balancetes. Cumprimos todas as metas pactuadas com a Secretaria de Estado da Saúde e nossos resultados demonstram que o CONSAÚDE é movido pela união das autoridades e profissionais comprometidos com saúde. Com o envolvimento dos prefeitos, melhoramos os resultados conquistados e o suporte que o CONSAÚDE oferece aos municípios”, explicou Antosczezem.

O presidente do CONSAÚDE reforçou a importância da Assembleia e os aspectos positivos. “Foi uma reunião muito boa. Tratamos da prestação de contas e reafirmamos que o CONSAÚDE valoriza o recurso público e faz muito melhor. Se levarmos em conta as particularidades do Consórcio, temos a certeza de que atenderemos muito melhor as populações do Vale do Ribeira e Litoral Sul. Vamos nos unir cada vez mais para buscar a valorização que o CONSAÚDE merece, por tudo que ele faz pela saúde da população da nossa região”, disse Wilson Almeida Lima.

Na oportunidade, o presidente do Consórcio Wilson lembrou a forte atuação do ex-prefeito de Jacupiranga, Josuel Volpini, falecido em 23 de março último, pai de Débora Volpini, atual prefeita da cidade. Josuel foi bastante atuante nas causas que envolviam o Vale do Ribeira.

Radioterapia

Sobre o serviço de radioterapia, no início de 2108, o Ministério da Saúde redefiniu os serviços para distribuição de 140 aceleradores lineares pertencentes ao Plano de Expansão da Radioterapia. A medida garante a cobertura no Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 70 milhões de brasileiros, ampliando o acesso ao tratamento de câncer no país. A meta do Governo Federal é que a obra tenha início no HRLB no final de 2019.

O CONSAÚDE já definiu a área da construção do prédio que abrigará a radioterapia e obteve a licença da Cetesb. A licitação para a elaboração do projeto de arquitetura e engenharia e para a aquisição dos aceleradores lineares já foi concluída. Após esta etapa, deve ser feita a licitação para a construção do novo prédio. Ao CONSAÚDE caberá dispor de recursos humanos, garantindo a operacionalização e manutenção dos serviços de radioterapia necessários ao atendimento da população.

“O Serviço de Radioterapia será um ganho para a população, pois vai evitar o deslocamento de quem necessita do tratamento para outros municípios. É garantia de um tratamento mais digno e rápido, pois estará mais próximo da casa dos pacientes”, afirma José Antonio Antosczezem, diretor-superintendente do Consórcio.

Compartilhe