CONSAÚDE realiza Assembleia de Prefeitos em Pariquera-Açu

O CONSAÚDE realizou, na sexta-feira (30), a reunião do Conselho de Administração e Assembleia de Prefeitos, no auditório do Consórcio, em Pariquera-Açu. Na pauta do encontro, o balanço de atividades executadas pelas unidades do primeiro semestre deste ano, balanços financeiros e informações técnicas.

O presidente do CONSAÚDE Wilson Almeida Lima e o diretor-superintendente José Antonio Antosczezem apresentaram a pauta às autoridades presentes. Dentre os assuntos discutidos e aprovados durante a Assembleia, a apresentação dos balancetes e questões referentes às mensalidades dos entes consorciados.

Participaram da Assembleia os prefeitos Luciano Polackzec (Apiaí), Durval Adélio Morais (Eldorado), Geraldino de Oliveira Junior (Ilha Comprida), Ezigomar Pessoa Junior (Miracatu), Nilton Hirota (Registro) e Dean Alves Martins (Sete Barras). Estiveram presentes também os representantes dos prefeitos de Jacupiranga, Lineu Pinto; Juquiá, Hilton Sanches; Pariquera-Açu, Wagner Costa e Tapiraí, Juceli Aparecida da Silva.

Aprovadas na Assembleia o rateio dos municípios consorciados para o ano de 2020 e a resolução nº 005/2019 referente ao parcelamento de débitos do repasse do contrato de rateio. Durante a reunião, também foi apresentado o demonstrativo contábil operacional pelo diretor financeiro Marcos Ponsone. Outro assunto relevante foi a Licitação Consorciada para Ata de Registro de Preços de Medicamentos, que com o volume de itens licitados e a participação ampla de empresas interessadas, permite a aquisição de medicamentos com melhores preços.

O diretor técnico do HRLB/CONSAÚDE, Dr. Márcio Bazzo, realizou a apresentação dos informes técnicos e funcionais do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua e do Complexo Ambulatorial Regional (CAR).

A diretora do CEFORH/CONSAÚDE, enfermeira Neusa Balbo, apresentou aos prefeitos e autoridades a história do Centro de Formação de Recursos Humanos, as ações executadas e a programação de apoio à qualificação profissional beneficiando os municípios consorciados.

Durante a Assembleia, o diretor-superintendente explicou as melhorias com a mudança da atual cozinha do HRLB para um espaço mais amplo e adequado, o que ocorrerá em breve, permitindo assim a readequação do setor de Oncologia, cuja estrutura será reformada para melhor atender aos usuários do serviço.

O diretor superintendente do CONSAÚDE fez um agradecimento especial, enfatizando o desenvolvimento do Consórcio com o apoio de todos os envolvidos. “Tivemos uma reunião muito produtiva. Com o apoio de todos os prefeitos, estamos conquistando cada vez mais uma melhor resolutividade nas nossas atividades. É uma satisfação poder apresentar resultados positivos, atendendo todas as metas da Secretaria de Estado da Saúde. Aproveito para agradecer todos os prefeitos, demais autoridades, diretores do CONSAÚDE e funcionários que tanto nos auxiliam no fortalecimento do Consórcio. É isso que queremos apresentar, resultados melhores a cada dia com uma assistência de qualidade a toda população do Vale do Ribeira”, afirmou Antosczezem.

O presidente do CONSAÚDE abordou a retomada do Plano de Trabalho de apoio e capacitação para elaboração e revisão dos Planos Municipais e Regional de Gestão Integrada de Manejo de Resíduos Sólidos. O convênio com o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o CONSAÚDE já foi publicado e prevê o início dos trabalhos. “Definimos toda uma série de questões importantes. Estamos retomando o Plano Regional de Resíduos Sólidos em uma parceria com o Instituto Cidades Inteligentes, convênio este que está em vigor e com a primeira parcela de seu pagamento já em andamento. Diante da reabertura do convênio, chegamos à fase de atualização do plano de trabalho e elaboração do termo de referência. Ao mesmo tempo recebemos informes sobre a produção do CONSAÚDE no primeiro semestre. Como sempre afirmamos, o CONSAÚDE, em especial no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, faz muito pela saúde regional, com poucos recursos e com uma qualidade única na nossa região”, disse Wilson Almeida Lima.

Radioterapia

Durante a Assembleia, os prefeitos abordaram o novo planejamento para implantação do Serviço de Radioterapia. A meta do Governo Federal é que a obra tenha início no HRLB em 29 de abril de 2020 e previsão de operação em 23 de maio de 2021.

O Ministério da Saúde redefiniu os serviços para distribuição de 140 aceleradores lineares pertencentes ao Plano de Expansão da Radioterapia em 2018. A medida garante a cobertura no Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 70 milhões de brasileiros, ampliando o acesso ao tratamento de câncer no país.

A área para a construção do serviço foi definida pelo CONSAÚDE e aprovada pela Cetesb. A licitação para a elaboração do projeto de arquitetura e engenharia e para a aquisição dos aceleradores lineares já foi concluída. Após esta etapa, deve ser feita a licitação para a construção do novo prédio. Ao CONSAÚDE caberá dispor de recursos humanos, garantindo a operacionalização e manutenção dos serviços de radioterapia necessários ao atendimento da população.

Compartilhe