CONSAÚDE realiza primeira reunião de trabalho de 2015

Presidente do consórcio de saúde, o prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes, anunciou a criação da nova organização social que fornecerá apoio ao setor de saúde no litoral sul e no Vale do Ribeira

De maneira a prestar contas sobre as ações e o planejamento de suas atividades, o Conselho de prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira realizou (30) sua primeira reunião de trabalho de 2015, em Juquiá/SP.

Como de costume, na reunião foram apresentados os balancetes mensais da instituição, assim como a contribuição dos municípios para o ano de 2016, a composição dos comitês executivo e de planejamento e informes gerais. Foram também divulgados os números de atendimentos do ano passado de todas as unidades ligadas ao CONSAÚDE.

Como forma de estreitar ainda mais o trabalho a ser desenvolvido entre os municípios do Litoral Sul e Vale do Ribeira, a reunião foi realizada na sede do Consórcio de Desenvolvimento (CODIVAR), indo ao encontro das recentes ações propostas pelo novo presidente do CONSAÚDE, Marco Aurélio Gomes, que tem na integração de ambas as regiões um de seus objetivos principais.

Organização Social

Durante a reunião foi anunciada a criação da nova organização social que fornecerá apoio ao setor de saúde no litoral sul e no Vale do Ribeira. Consequencia da criação do novo Conselho de Administração da ABA (Associação Beneficente de Apiaí), que tem como membros representantes do CONSAÚDE, da própria associação e da Sociedade Civil.

A ação fortalece a parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e a ABA permitindo a obtenção do título de Organização Social (OS), junto aos municípios consorciados, o que possibilitará aos mesmos firmarem contratos de gestão, além de ampliar a assistência em saúde aos pacientes de todo o Vale do Ribeira e Litoral Sul.

Segundo o prefeito de Itanhaém e presidente do Consórcio: “Esta nova fase do CONSAÚDE vai torná-lo mais competitivo e mais forte. Além de abrir a possibilidade aos municípios de terem uma organização social parceira e com uma ligação já estreita junto a estes consorciados. Com a OS vamos reduzir custos para as instituições e oferecer uma nova alternativa em suporte à saúde que conheça as duas regiões. Vamos crescer cada vez mais e organizarmos uma agenda compacta de demandas a serem levadas ao governo do estado.”

Estiveram presentes na reunião lideranças, vereadores, representando o Departamento Regional de Saúde (DRS XII Registro), Claudinelly Zaghi, os prefeitos, Ari Knor (Apiaí), Sérgio Myiashiro (Pedro de Toledo), José Cândido Macedo (Jacupiranga), Gilson Fantin (Registro), o presidente do CONSAÚDE, Marco Aurélio Gomes (Itanhaém), o presidente do CODIVAR Luiz Koga (Cajati), Rejane Maria Silva (Itariri), Miro Kabata (Sete Barras), Mohsen Hojeije (Juquiá), Valmir da Silva (Iporanga), Décio Ventura (Ilha Comprida), Araldo Todesco (Tapiraí). O presidente do Conselho de Administração da ABA, Marco Marco Antônio Melhado Garcia, e da assessorado deputado federal Samuel Moreira. Os municípios de Barra do Chapéu, Eldorado, Mongaguá, Miracatu e Pariquera-Açu enviaram representantes.

Atualmente o CONSAÚDE atende uma população de meio milhão de pessoas, além de todos os usuários da BR-116, rodovia Régis Bittencourt, veranistas do Litoral Sul, tanto em seus hospitais como no setor pré—hospitalar, SAMU Vale do Ribeira. Composto por sete (7) unidades, o Consórcio emprega aproximadamente 1.600 profissionais.

Compartilhe