CONSAÚDE recebe Encontro Estadual de Humanização da região de saúde do DRS XII Registro

O auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) sediou nesta quinta-feira (27) o Encontro Estadual de Humanização da Região de Saúde do Departamento Regional de Saúde XII (DRS XII) Registro, reunindo profissionais da saúde e gestores do sistema público de saúde para discutir e compartilhar experiências sobre a humanização do atendimento em saúde. O evento é da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) e do DRS XII Registro, contando com o apoio dos hospitais e unidades de saúde da região.

O evento contou com a participação da diretoria e profissionais do CONSAÚDE, além de representantes de todo o Vale do Ribeira e do Governo do Estado. O Encontro trouxe palestras e muita troca de conhecimentos, abordando diversos aspectos relacionados à humanização da saúde, como acolhimento, escuta qualificada, valorização do trabalho em equipe e respeito às diversidades. Foram apresentados projetos e iniciativas desenvolvidas na região que têm como objetivo promover um atendimento mais humano e efetivo para a população.

Durante o encontro, também foi destacada a importância da participação ativa dos usuários do sistema de saúde na construção de um atendimento mais humanizado e acolhedor. O evento contou com a abertura de representantes regionais e da Humanização e palestras que abordaram os temas: “Experiência de Cuidados Paliativos em Oncologia” (HRLB/CONSAÚDE), “Experiência de Produção de Redes e Transição do Cuidado” (AME Pariquera-Açu); “Experiência de Transição do Cuidado materno infantil” (Hospital São João), “Apoio em Humanização” (Município de Sete Barras), “Experiência: produção do cuidado com a população indígena” (Hospital Regional de Registro), “Experiência de cuidado com Aldeia Pindoty e interface com HRLB”, “Experiência das Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira”, além de exposição de Artesanatos da Aldeia Pindoty e visitas técnicas à Casa da Gestante do HRLB/CONSAÚDE, Unidade Lucy Montoro e AME Pariquera-Açu.

Os encontros em humanização na saúde são importantes para a visibilidade e a troca de experiências. A Humanização no SUS se operacionaliza com experiências que resgatam os fundamentos básicos que norteiam as práticas de saúde, reconhecendo os gestores, trabalhadores e usuários como sujeitos ativos e protagonistas das ações de saúde.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE Rildo de Jesus Nantes da Cunha, o encontro foi uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências. “A humanização da saúde é uma questão crucial para a promoção de uma assistência mais eficiente e efetiva para a população. Por isso, é fundamental que profissionais, gestores e usuários estejam envolvidos e comprometidos com essa causa”, afirmou.

Compartilhe