Conselho Técnico regional do CONSAÚDE discute atendimentos na especialidade médica de Ginecologia e Obstetrícia

Ao final do encontro foram apresentadas como sugestões para a melhoria da assistência aos pacientes da especialidade: a necessidade de referências e contra-referências para casos específicos, como bebês com cardiopatias, um acompanhamento pré-natal mais adequado na rede básica dos municípios, a reorganização da demanda de ultrassom na região, o aprimoramento dos serviços relativos ao Parto de Alto Risco no HRLB e, com grande destaque, a necessidade de incentivar a educação da população quanto ao combate às drogas e as doenças sexualmente transmissíveis.

Médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e representantes municipais do setor estiveram reunidos para dar prosseguimento aos trabalhos do Conselho Técnico Regional do CONSAÚDE, desta vez na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia (G.O.), dia 17 de julho, em Pariquera-Açu/SP. Desde o início do ano, já foram realizados debates sobre as especialidades médicas de Urologia e Cardiologia.

A apresentação da especialidade foi ministrada pelo médica gineco-obstetra do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, Simone de Almeida Melo, que trouxe uma visão geral dos atendimentos realizados pela equipe de G.O. Dra. Simone atualmente é chefe da equipe de G.O. do HRLB CONSAÚDE, principal unidade hospitalar da região que atende os casos de gravidez de Alto Risco e realiza uma média de partos entre 180 a 240 ao mês. O ambulatório de ginecologia cirúrgica, por exemplo, tem uma demanda de 304 consultas/mês.

Para a diretora superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho: “Hoje tivemos um debate muito rico e amplo em relação a esta demanda tão delicada no Vale do Ribeira. A questão da gravidez de alto risco não é somente uma questão de saúde pública, mas também envolve todos os setores da sociedade. Segurança pública e educação deveriam unir-se à saúde para melhorar a situação de risco em que dezenas de mães e bebês se encontram – este é apenas um exemplo deste amplo debate.”

Além de integrantes do Departamento Regional de Saúde (DRS XII Registro), CONSAÚDE (HRLB e Laboratório Regional), e Hospital S. João, estiveram representados os municípios de Cajati, Cananéia, Eldorado, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. O prefeito de Eldorado Eduardo Fouquet esteve presente e trouxe sua contribuição ao debate mostrando sua visão do setor como chefe do executivo.

A próxima reunião do Conselho Técnico discutirá a especialidade de Ortopedia – Traumatologia e será realizada no dia 21 de agosto, também em Pariquera-Açu, no auditório do CONSAÚDE.

 

 

Médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e representantes municipais do setor estiveram reunidos para dar prosseguimento aos trabalhos do Conselho Técnico Regional do CONSAÚDE.

Médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e representantes municipais do setor estiveram reunidos para dar prosseguimento aos trabalhos do Conselho Técnico Regional do CONSAÚDE.

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12