Cuidados com o paciente ostomizado é tema de capacitação no HRLB/CONSAÚDE

A equipe do CONSAÚDE realiza constantes capacitações. Nesta semana, a enfermeira Sandra Adorno realizou treinamento com funcionários do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), abordando os cuidados com o paciente ostomizado. Além disso, a profissional explicou o funcionamento do atendimento ambulatorial.

Os treinamentos são realizados por meio do Programa de Educação Continuada do serviço de enfermagem do HRLB/CONSAÚDE. Sandra Adorno é responsável pelo programa no Vale do Ribeira e é a única enfermeira que atende o ambulatório de pacientes que, na pós-cirurgia, precisam usar uma bolsa de colostomia ou bolsa coletora, como também é conhecida.

O atendimento aos ostomizados no HRLB é feito as segundas e sextas-feiras, gratuitamente. Pacientes que necessitem de bolsa coletora, devem ligar para o HRLB no (13) 3856.9600 e agendar o atendimento. A distribuição das bolsas é gratuita.

Ostomia, o que é

São várias as razões pelas quais uma pessoa necessita ser operada para construir um novo caminho para a saída das fezes ou da urina para o exterior, a chamada ostomia. Atualmente esse tipo de intervenção se realiza criando um ostoma, ou estoma, na parede abdominal pelo qual as fezes em consistência e quantidade variável, e a urina, em forma de gotas, são expelidas.

Este ostoma, por suas características, não poderá ser controlado voluntariamente. É por essa razão que o paciente precisará utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.

Tipos

A colostomia é um tipo de ostoma intestinal que faz a comunicação do cólon com o exterior. As colostomias podem ser permanentes ou temporárias.

A ileostomia é um tipo se ostoma intestinal que faz a comunicação do intestino delgado, com o exterior. As ileostomias podem ser também permanentes ou temporárias, obedecendo ao mesmo critério que as colostomias. As ileostomias localizam-se sempre no lado inferior direito do abdômen.

Denomina-se urostomia ou desvio urinário a intervenção cirúrgica que consiste em desviar o curso normal da urina. A semelhança das ostomias intestinais, podem ser permanentes ou temporárias.

Compartilhe