Dia do Controle de Infecção Hospitalar

O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares é comemorado em 15 de maio. A data visa conscientizar, prevenir e reduzir os números de casos desse tipo de infeção no Brasil.

As infecções hospitalares são adquiridas dentro dos hospitais e unidades de saúde, podendo afetar qualquer pessoa caso alguns cuidados básicos não sejam tomados. Para os especialistas, as principais infecções ocorrem no sistema sanguíneo e tratos urinário e respiratório, com maior frequência após procedimentos cirúrgicos e longos períodos de internação.

Nos Estados Unidos e Europa cerca de 10% dos pacientes internados são atingidos por infecções hospitalares. A Organização Mundial de Saúde estima que, no Brasil, 14% dos pacientes internados em hospitais morrem devido a casos do gênero.

Acredita-se que a higienização das mãos ao visitar um paciente, ou antes de tocá-lo ou qualquer procedimento invasivo, é a forma mais eficaz e barata contra as infecções hospitalares. Segundo a OMS, se a medida fosse adotada corretamente, os casos de infecção hospitalar diminuiriam em 70%.

A equipe do SCIH-HRLB/CONSAÚDE aproveita a oportunidade para lembrar que além da higienização das mãos, outras medidas são importantes na prevenção das infecções hospitalares:

– Não visitar o paciente caso esteja enfermo;
– Não entrar com alimentos no hospital;
– Manter as unhas naturais, curtas e limpas;

– Não usar adornos e acessórios;

– Não sentar no leito do paciente;

– Cumprir as orientações dos Protocolos de Visitação e de Precauções.

 

Texto: Equipe do SCIH-HRLB/CONSAÚDE

Compartilhe