Diretoria do CONSAÚDE realiza visita ao Hospital do Câncer de Barretos/SP

Em visita inédita ao Hospital do Câncer de Barretos/SP, as Diretoras Superintendente e de Planejamento do CONSAÚDE, respectivamente, Maria Cármen Amarante Botelho e Bianca Sant’Ana, conheceram a estrutura (unidade) móvel de atendimento que realiza exames de mamografia, Papa Nicolau, entre outros na região, além de percorrer as instalações do Hospital, dia 3 de maio.

A iniciativa da agenda partiu após o contato da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Américas Amigas, fundada no Brasil para auxiliar na conscientização e prevenção do Câncer de Mama, junto ao CONSAÚDE. A entidade doa mamógrafos para várias instituições no país, além de monitorar a utilização dos equipamentos com o objetivo de verificar eficiência e resolutividade do equipamento na região onde foi implantado. Por meio da troca de informações entre as duas instituições, a Américas Amigas demonstrou interesse em doar um mamógrafo para a região do Vale do Ribeira devido à carência da região e à elevada demanda reprimida por mamografias em mulheres na idade de risco – o câncer de mama é a doença com um dos maiores índices de mortalidade entre as mulheres no mundo inteiro. No Brasil, estima-se que um mulher morra de câncer a cada 36 minutos e os casos detectados em seu estágio inicial podem ter 95% de chance de cura.

Segundo a Diretora de Planejamento do CONSAÚDE, Bianca Sant’Ana, foi possível conhecer o trabalho realizado com as unidades móveis na região de Barretos e o retorno positivo fornecido por esse serviço para a população. “O Hospital do Câncer de Barretos e o seu atendimento móvel são muito bem estruturados. O principal foco foi conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição, através do atendimento itinerante, para atingir a maior parte mulheres da região. No caso do Hospital do Câncer, o objetivo da unidade móvel é realizar a prevenção do câncer de mama, identificando-o rapidamente e encaminhando as pacientes para a unidade de referência, no caso Barretos.”

Outro aspecto do encontro foi realizar uma avaliação de campo para constatar a viabilidade de colocar em uso um mamógrafo itinerante no Vale do Ribeira, pois se trata de equipamento sensível e pode quebrar com mais freqüência, além de requerer muitos cuidados na manutenção e transporte. Devido a sua experiência nesse tipo de serviço e na construção de unidades móveis, a equipe de Barretos/SP esclareceu muitos questionamentos quanto a viabilidade de implantar este serviço no Vale do Ribeira.

Durante a visita, as representantes do Consórcio foram acompanhadas pela Gerente Geral da ONG Américas Amigas, Ana Cristina Ekerman, e pelo médico responsável técnico do atendimento móvel e construção das unidades itinerantes do Hospital do Cãncer de Barretos/SP, Dr. Rafael Luiz Aikel Jr.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12