Enfermeira do CONSAÚDE recebe prêmio Anna Nery

A enfermeira Priscila Assis Rangel, responsável pela Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, foi outorgada com o Prêmio Anna Nery. A cerimônia ocorreu na sexta, dia 20, na Câmara Municipal de Praia Grande. Com o auditório lotado, o ato lembrou a história da Enfermagem no Brasil, destacando a trajetória de Anna Nery pela profissão.

A enfermeira Priscila foi escolhida para receber o Prêmio pelo trabalho à frente da Casa da Gestante, administrada pelo CONSAÚDE. Priscila é responsável pelo espaço que é destinado ao acolhimento e acompanhamento das mães que necessitam de internação domiciliar para vigilância e proximidade do hospital referência, mas que não demandam de internação hospitalar e que residem distante do HRLB.

Priscila também representa o Vale do Ribeira em vários trabalhos com o sentido de auxiliar gestantes, humanizando o parto e minimizando riscos para mãe e bebê. Dentre os trabalhos, um que merece destaque é o Programa Mãe Canguru, no qual a enfermeira especializou-se.

O Prêmio Anna Nery é realizado anualmente pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo. O já tradicional Ato de Outorga homenageia enfermeiros e enfermeiras por sua carreira profissional. Anna Justina Ferreira Nery nasceu na vila de Cachoeira de Paraguaçu-BA, em 13 de Dezembro de 1814. Ela é considerada a primeira enfermeira brasileira, servindo como voluntária na guerra do Paraguai e recebendo várias condecorações. Anna Nery é considerada a “matriarca” da enfermagem no Brasil.

Compartilhe