Equipe do SCIH do HRLB/CONSAÚDE capacita profissionais para o atendimento em saúde

No terceiro trimestre de 2019, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE, realizou diversos workshops com palestras, treinamentos e orientações promovendo a educação continuada para os multiprofissionais do Hospital e contribuindo na formação de estagiários de nível técnico e universitário das Instituições UNISEPE, ESA, ECM e SENAC. A equipe é formada pelo Médico Infectologista Dr. Arnaldo Zardo, Enfermeira Ivana Souza e o Auxiliar de Enfermagem Junior Muniz.

Ao final do período foram alcançadas aproximadamente 300 pessoas das equipes e cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Oficiais Administrativos, Serviços Gerais, Controle de Acesso, Limpeza e Desinfecção. Tais ações são necessárias para reforçar junto aos colaboradores e estagiários o papel de cada um na prevenção, controle e combate aos índices de infecção hospitalar, contribuindo para a qualidade da assistência, melhoria dos processos de trabalho e preparando os profissionais para um atendimento capacitado aos pacientes, promovendo a segurança do paciente.

Dentre os mais variados temas abordados, os profissionais receberam informações sobre higienização das mãos, ambiente hospitalar seguro, limpeza e desinfecção de superfícies, mobiliários e equipamentos hospitalares, uso correto de EPIs, NR32, Segurança e Saúde do Trabalhador em Ambiente de Saúde, manejo e uso do limpador e desinfetante hospitalar e montagem das caixas coletoras de perfurocortantes. O objetivo é conscientizar que a melhor maneira de evitar as infecções dos profissionais e pacientes é realizando cuidados simples como a higienização das mãos e a limpeza do ambiente.

Tais ações visam prevenir e controlar a infecção e garantir a qualidade dos serviços e atendimentos prestados nas Instituições administradas pelo CONSAÚDE e aos profissionais e estudantes da área da saúde no Vale do Ribeira. Prevenir infecção é sempre a (nossa) melhor opção.

Segundo diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, a capacitação dos profissionais é garantia de um atendimento em saúde de qualidade. “O CONSAÚDE incentiva nossos funcionários e profissionais da região a realizarem cursos, aperfeiçoamentos, capacitações, pois é bom para cada profissional e bom para nossos pacientes. O conhecimento é um bem que levamos para toda a vida”, finaliza Antosczezem.

Compartilhe