Equipes do HRLB/CONSAÚDE se capacitam sobre novo coronavírus

O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírusnCoV-2019, foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, com 305 mortes, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.

No Brasil, até 03 de fevereiro de 2020, foram registrados 15 casos suspeitos em investigação para o coronavírus (nCoV-2019) em sete Estados, mas nenhum deles foi confirmado. São Paulo é o que, neste momento, apresenta mais casos suspeitos: são 7 em investigação.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

A vigilância epidemiológica de infecção humana pelo novo coronavírus está sendo construída à medida que a Organização Mundial da Saúde consolida as informações recebidas dos países e novas evidências técnicas e científicas são publicadas.

 

HRLB capacita profissionais

Por precaução, o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica e CEFORH, está se estruturando com base nas ações já existentes para notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas.

No final do mês de janeiro, médicos da UTI da Clínica Médica e do Pronto-Socorro, enfermeiros e farmacêuticos do HRLB/CONSAÚDE, tiveram uma web aula para atualização do novo coronavírus. Importante ressaltar que, até o presente momento, não há registro de casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus na região do Vale do Ribeira.

Compartilhe