Hospital Dr. Adhemar de Barros envia auxílio à cidade de Itaóca

Unidade ligada ao CONSAÚDE, localizada na cidade vizinha de Apiaí, enviou medicamentos e uma equipe de enfermagem com ambulância

Ao mesmo tempo em que centenas de doações para o município de Itaóca chegam as unidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira – resultado de ações individuais, da iniciativa de grupos de moradores de várias regiões do estado de São Paulo e de empresas, a unidade do Consórcio localizada em Apiaí vem fornecendo grande apoio as ações junto aos habitantes da cidade atingida pelas chuvas da última semana. Destaque para o envio de uma equipe de enfermagem e ambulância de suporte avançado, além de medicamentos. Tudo por parte do Hospital e CONSAÚDE.

Durante toda a semana foi organizado uma escala com funcionários voluntários da enfermagem (enfermeiros e técnicos) para dar o suporte a UBS de Itaoca, onde estão sendo realizados serviços de acolhimento ao paciente, triagem para consulta médica, medicação e observação de pacientes, além de atender as urgências e emergências.

Logo após as primeiras horas da tragédia que abalou o Vale do Ribeira, colaboradores de vários setores da unidade se mobilizavam para doar donativos e estabeleciam o local como ponto de entrega de mantimentos para a população de Itaóca. O município é integrante do Consórcio e utiliza frenquentemente os serviços do Hospital Dr. Adhemar de Barros, pois se trata da referência regional do Alto Vale para o tratamento de saúde e no caso de urgências e emergências.

O CONSAÚDE como instituição ligada à saúde pública de todo o Vale do Ribeira vem participando dos esforços para auxiliar a população de Itaóca e os demais órgãos públicos. O município de Apiaí, onde está localizado o Hospital, também sofreu com as chuvas, porém em proporções menores, tais como, queda de árvores e avarias em residências.

Tragédia em Itaóca
Fonte: G1 Santos

A cidade de Itaóca ficou parcialmente destruída por causa do temporal. Várias pontes e ligações foram danificadas. Segundo a Defesa Civil, o Rio Palmital subiu mais de 5 metros e causou a inundação de mais de 100 casas.

Além disso, o município ficou durante horas sem fornecimento de energia elétrica e água. A luz voltou ao município no início da tarde de segunda-feira (13). As chuvas que atingiram a cidade localizada no Alto Ribeira deixaram, segundo a Defesa Civil, pelo menos 13 mortos. Outras 13 pessoas permanecem desaparecidas. A tempestade do último domingo (12) também afetou algumas cidades vizinhas, como Apiaí. Em Itaóca, ainda há 332 pessoas desalojadas e 20 desabrigadas.

Compartilhe