HRLB/CONSAÚDE, 70 anos de história

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE, completa 70 anos neste dia 28 de janeiro. São décadas de muito trabalho e dedicação voltados à saúde da população do Vale do Ribeira.
 
O HRLB foi construído em Pariquera-Açu, em 1950, pelo governador Adhemar Barros. Na época, já era um Hospital de grande porte e pronto para atender à demanda regional. 
 
Nos dias atuais, o HRLB é uma importante referência em saúde no Vale do Ribeira, atendendo as populações da região, Litoral Sul e demanda da Rodovia Régis Bittencourt. O Hospital é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), sendo administrado pelo CONSAÚDE, voltado ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangendo os 15 municípios pertencentes ao DRS XII de Registro (Departamento Regional de Saúde).

 

Números de atendimentos

O HRLB possui um total de 233 leitos, operacionais e complementares. As internações em clínica médica somaram 1.769 no ano, 34,02% a mais do que o previsto em contrato com a SES/SP. No total, as internações no HRLB somaram 4.447, representando um acréscimo de 5,88% com relação ao contratado pela SES/SP.
 
O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE atendeu, no ano de 2019, um total de 53.544 pacientes. O número representa acréscimo de 11,55% com relação ao total previsto em contrato com a Secretaria de Estado de Saúde. Já as consultas médicas tiveram um registro total de 73.365 atendimentos em 2019, 13,74% a mais do que o previsto em contrato. 
 
O HRLB/CONSAÚDE realizou um total de 412.643 exames, desde diagnósticos em laboratório clínico, por anatomia patológica e citopatológica, radiologia e ultrassonografia. No caso dos diagnósticos por anatomia patológica e citopatológica, foram realizados 3.092 exames, um aumento de 157,67% com relação ao que foi contratado pela SES/SP.
 
No setor de Oncologia, foram realizadas 6.071 quimioterapias e sessões de hormonioterapia, um aumento de 26,48% do contratado. O Hospital também realizou um total de 5.025 cirurgias de urgência e eletivas; no caso de cirurgias ambulatoriais, 1.839. 
 
Na Maternidade do HRLB/CONSAÚDE, credenciada pela Rede Cegonha, e que atende também a gestação de alto risco, as internações em obstetrícia somaram 2.200 no ano, com a realização de 1.831 partos. A unidade conta com uma UTI Neonatal com sete leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com quatro leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com sete leitos.

 

História

O HRLB foi construído em terreno doado pela família Zanella, tradicional em Pariquera-Açu. Tratava-se de um hospital de grande porte considerando-se as demandas regionais da época. Para suprir a falta de técnicos, foi criada a Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e capacita profissionais que atuam no HRLB e na região.
 
No final da década de 1989 foi criado o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região – o então Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), Ambulatório de Especialidades e o Instituto Adolfo Lutz.
 
Diante da necessidade de transformar a ação política em gestão técnica foi instituído, em 2001, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. Foi o início de um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.  A partir daí, foram implantados novos serviços no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados.
Compartilhe