HRLB/CONSAÚDE, 71 anos de dedicação à saúde da população do Vale do Ribeira

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), hoje administrado pelo CONSAÚDE, foi inaugurado em 28 de janeiro de 1950. São 71 anos de uma história dedicada à promoção de saúde da população do Vale do Ribeira.

Atualmente, o HRLB/CONSAÚDE, localizado em Pariquera-Açu/SP, é uma importante referência em saúde na região, atendendo ainda a população do Litoral Sul e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt, que liga os estados de São Paulo e Paraná. Em 2020, o Hospital e seus profissionais passaram a enfrentar um inimigo invisível: a pandemia do novo coronavírus. O HRLB/CONSAÚDE, por ser o único hospital “porta-aberta” do Vale do Ribeira, também realiza a triagem dos casos do novo coronavírus.

São 71 anos de um trabalho árduo e realizado sempre com muito amor aos pacientes. E quem no Vale do Ribeira não precisou de atendimento no principal Hospital Regional? Difícil responder, pois o HRLB recebe todas as urgências e emergências e na Maternidade nasce a maior parte dos pequenos moradores da região.  

 

História

O HRLB foi construído pelo governador Adhemar Barros. Na época, já era um Hospital de grande porte, equipado e preparado para atender à demanda regional. O Hospital foi construído em terreno doado pela família Zanella, tradicional em Pariquera-Açu. Pela sua magnitude, a estrutura estava pronta para funcionar.

Alguns anos depois, para capacitar os profissionais da região, foi criada a Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e capacita profissionais que atuam no HRLB e na região.

A gestão do Hospital Regional Vale do Ribeira, como era mais conhecido, no final da década de 1989, ficou a cargo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região. O modelo de gestão demonstrou eficiência e transparência.

Em 2001, foi constituído o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. Foram implantados novos serviços no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados. Um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, também incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.

O Hospital é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), sendo administrado pelo CONSAÚDE, para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangendo os municípios pertencentes ao DRS XII de Registro (Departamento Regional de Saúde).

 

2020, um ano de desafios

2020 foi um ano bastante incomum, levando-se em conta a pandemia do novo coronavírus. A rotina do HRLB/CONSAÚDE teve de ser alterada. Todas as equipes se prepararam para enfrentar a doença com capacitações e a estruturação dos diversos setores do Hospital. No mês de março, foi constituída uma Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus formada por médicos e enfermeiros do HRLB/CONSAÚDE responsáveis por ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, auxiliando os municípios do Vale do Ribeira neste momento. 2020 foi um ano de muito trabalho e de lutas, que continuam.

O HRLB possui um total de 232 leitos, operacionais e complementares, 09 leitos de UTI Geral, 14 leitos de UTI neonatais além de 01 UTI móvel inter-hospitalar que atende todos os municípios do Vale do Ribeira.

As internações somaram 7.530 no ano. O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE atendeu, no ano de 2020, um total de 34.641 pacientes. Já as consultas médicas tiveram um registro total de 30.721 atendimentos. O Hospital também realizou um total de 3.752 cirurgias de urgência e eletivas.

O HRLB/CONSAÚDE realizou um total de 235.468 exames, desde diagnósticos em laboratório clínico, por anatomia patológica e citopatológica, radiologia e ultrassonografia. No caso dos diagnósticos por anatomia patológica e citopatológica, foram realizados 5.599 exames.

Na Oncologia, foram realizadas 5.574 quimioterapias e sessões de hormonioterapia. No setor, o Hospital também realizou um total de 416 cirurgias oncológicas.

Na Maternidade do HRLB/CONSAÚDE, credenciada pela Rede Cegonha, e que atende a gestação de alto risco, as internações em obstetrícia somaram 1.346 no ano, com a realização de 1.664 partos. A unidade conta com uma UTI Neonatal com 07 leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com 04 leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com 07 leitos.

Os atendimentos em saúde sofreram um impacto com a quarentena em todo o Estado de São Paulo, mas no HRLB, o trabalho prosseguiu. Para a Covid-19, o Hospital dispõe atualmente de 10 leitos de UTI exclusivos para a doença e 12 leitos de isolamento para internação em enfermaria.

Segundo dados do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRLB/CONSAÚDE, somente no período de março até dezembro, o HRLB registrou na enfermaria Covid-19 (12 leitos) um total de 555 internações e 60 óbitos. Na UTI Covid-19 (10 leitos), um total de 188 internações, 28 saídas para altas médicas e 66 óbitos no período.

O trabalho segue com foco, responsabilidade e transparência no HRLB/CONSAÚDE, que completa 71 anos de atividades. Parabéns a todos funcionários, incluindo os que já passaram por aqui e que ajudaram a construir uma história de lutas e vitórias, a todos os prefeitos e autoridades que se engajam para que o HRLB seja sempre este gigante para o Vale do Ribeira. Nossa gratidão a todos e nosso orgulho em fazer parte desta história!

 

Compartilhe