HRLB/CONSAÚDE inicia atendimento em tenda de triagem

O HRLB/CONSAÚDE deu início, nesta semana, à triagem de pacientes com sintomas respiratórios na tenda cedida pelo Som da Ilha. O Hospital é referência no atendimento para o novo coronavírus.

A tenda foi montada na área externa do Pronto-Socorro do HRLB, onde os pacientes são recebidos. O objetivo é realizar o primeiro atendimento em um local arejado e evitar aglomerações.

Importante ressaltar que a Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, formada por médicos e enfermeiros do CONSAÚDE, intensificou a conscientização sobre medidas voltadas aos colaboradores no ambiente hospitalar, reforçando a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar a propagação da Covid-19.

O HRLB/CONSAÚDE, seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Comissão de Enfrentamento, implantou desde o último dia 20, medidas que têm o objetivo de regular o fluxo de pacientes no HRLB:

  • O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), de Pariquera-Açu, administrado pelo CONSAÚDE, é referência em cirurgias de urgências e emergências;
  • A partir desta data, ficam suspensas as cirurgias eletivas;
  • Os ambulatórios do HRLB serão reduzidos a atendimentos de pacientes em pós operatórios, pacientes oncológicos e de acompanhamento de doenças crônicas.
  • Com o objetivo de reduzir aglomeração e assegurar aos pacientes que se deslocam de suas cidades em transporte coletivo uma condição de menor risco, sugere-se que, antes de sair de seus municípios, sejam avaliados quanto aos sintomas de gripe.
  • Caso a ida ao HRLB seja inevitável, fornecer máscara cirúrgica e transporte exclusivo ou reagendar consulta em data oportuna.
  • O HRLB irá priorizar os serviços de endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia para casos de urgência e emergência, gestação de alto risco e hipóteses de doenças oncológicas. As demais situações serão reagendadas em datas oportunas.

O HRLB/CONSAÚDE, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica e demais setores, está estruturado com base nas ações já existentes para notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas. Além disso, o Hospital dispõe de leitos exclusivos para isolamentos respiratórios de casos que necessitem de internação e se prepara para ampliação do número de leitos em caso de necessidade de atendimento. O HRLB apresenta 9 leitos de UTI credenciados, mais 5 leitos com infraestrutura de UTI em seu Pronto Socorro, como sala laranja da rede urgência e emergência (RUE).

O HRLB conta com profissionais de plantão para receber os pacientes. É importante ressaltar que, até o presente momento, não há registro de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus na região do Vale do Ribeira.

Compartilhe