HRVR tem serviço de excelência em Urologia

“Cuidar da saúde do homem é um dos objetivos da equipe médica”.

O Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR), em Pariquera-Açu, hospital público referência na região e gerenciado peloConsaúde, mantém serviço de excelência em urologia. Além das cirurgias de próstata, que representam o maior volume de trabalho, a equipe formada pelos especialistas Ricardo Dezorzi, Cristiano Inácio e Rafael Bonan tem realizado cirurgias complexas, como reconstruções de bexigas com segmento do intestino para eliminação de câncer.
Mas a maior demanda são os casos de câncer de próstata. Os médicos do HRVR querem conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo de toque e PSA (sangue) pois estatísticas comprovam que há 16% de chances do homem contrair a doença ao longo da vida. “É o câncer mais comum e que tem a maior taxa de mortalidade depois do câncer de pele”, revela o Dr. Ricardo Dezorzi.

Em um ano e meio foram detectados 80 casos de câncer de próstata na região porque, antes, não havia diagnóstico. “Ainda tem muito preconceito mas é preciso consultar urologista, fazer o exame e detectar precocemente se houver a doença”, ressalta o Dr. Ricardo. A prevenção é fundamental pois os sintomas só aparecem quando o câncer está em estágio avançado.

“Temos hoje um serviço de qualidade e excelência no HRVR”, garante o Dr. Cristiano Inácio. Para se ter uma idéia da afirmação do médico basta citar um dado: em um ano o serviço de urologia atendeu mais de 550 pessoas e, apenas em setembro, foram 68 cirurgias. Nessa estatística consta cirurgia, realizada pela primeira vez na região, para solucionar deformidade peniana num menino de cinco anos. Ele tinha o canal da uretra no meio do pênis, que foi refeito sob responsabilidade do Dr. Rafael Bonan, especialista em uropediatria. “Sem a cirurgia, ele teria dificuldades no futuro, inclusive para ter filhos”, revela o médico.

O serviço de urologia cuida também de cálculo renal e incontinência urinária. A equipe de urologia têm planos de, futuramente, com o serviço de nefrologia, realizar transplante renal e dispor de máquina de litotripsia (que faz explodir pedras no rim). Aliás, eles ressaltam a importância da nefrologia e da hemodiálise para a retaguarda das cirurgias que realizam.

Os médicos também elogiam a superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho. “Hoje tem essa equipe de urologia por conta do bom senso e da vontade da superintendente”, afirmam.
As cirurgias urológicas eletivas são feitas as segundas, quartas e quintas-feiras, os ambulatórios as terças e sextas-feiras. O HRVR dispõe, ainda, de plantão 24 horas de urologia para atendimento às urgências. Os pacientes são encaminhados pelos municípios por intermédio do Departamento Regional de Saúde (DRS).

Médicos participam de Congresso em Goiânia
Os urologistas Ricardo Dezorzi e Cristiano Inácio e o estudante de Medicina Guilherme Seimaru, de Registro, participaram, de 7 a 11 de novembro, do Congresso Brasileiro de Urologia, realizado em Goiânia. Durante o congresso os médicos apresentaram trabalhos do serviço de urologia do Hospital Regional Vale do Ribeira e adquiriram novos equipamentos para cuidar ainda melhor da saúde do homem no Vale do Ribeira.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12