Hospital Regional de Itanhaém agora tem Ginástica Laboral

Atividade iniciou na 1ª quinzena de outubro de 2012

A Ginástica Laboral é uma prática nova no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e seu objetivo principal é trazer melhor qualidade de vida aos servidores, tanto na questão física quanto no convívio social. Já em prática há aproximadamente 2 anos no HRLB, em Pariquera-Açu. Agora está presente no HRI desde o mês de outubro, em Itanhaém.

A atividade física desenvolvida durante alguns minutos em local de trabalho exerce grande influência na reeducação postural, permite alívio do estresse e traz ao trabalhador a valorização das atividades físicas como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos), por exemplo, tendinites, bursites, mialgias, entre outras inúmeras doenças, e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), especificamente causadas pelo trabalho, porém ambos os conceitos se assemelham para muitos pesquisadores.

Os profissionais técnicos que ministram a ginástica laboral são do quadro do HRI/CONSAÚDE e dividem-se entre as atividades de assistência ao paciente e as atividades laborais com os colaboradores. Como se pode ver, a solução encontrada veio de dentro da própria instituição, através desses profissionais. Como nem todos os funcionários trabalham na mesma escala, diferentes profissionais fornecem a atividades junto aos colegas de instituição.

No período diurno os responsáveis são as fisioterapeutas Kátia dos Santos Lopes Freire, Deborah Noyane de Sousa Maniçoba e Mariana Priuli Mota, no período noturno fica por conta do Técnico de Segurança do Trabalho, Carlos David Cacemiro, que também é formado em Educação Física. Ocorre de 3ª, 4ª e 5ª feira em dois turnos de 15 minutos no período matutino, das 8h15 às 8h30 e das 8h30 às 8h45 e no período noturno, das 21h15 às 21h30 e das 21h30 às 21h45.

Segundo Fernanda Lage Silvério, Coordenadora de Serviços Técnicos Auxiliares: “Os servidores estão adorando o momento de relaxamento e descontração obtidos durante a ginástica laboral. Já é possível observar dos próprios funcionários quanto ao benefício do alongamento e melhora de sintomas dores e indisposição antes presentes no dia a dia.”

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12