Laboratório Regional já realizou mais de 300 mil exames este ano

Laboratório realizou mais de 300 mil exames de janeira a junho de 2013.

Laboratório realizou mais de 300 mil exames de janeira a junho de 2013

Números correspondem ao primeiro semestre de 2013

Unidade ligada ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, localizada em Registro/SP, o Laboratório realizou mais de 300 mil exames, média mensal de 50.286, no primeiro período do ano, dos quais a maioria são exames de Bioquímica. Este número já supera os do mesmo período (janeiro a junho) em relação ao ano anterior em 30 mil exames.

Segundo a diretora do Laboratório Regional, Silvia Mayumi Koga Zapotoski, “(…) dos exames de bioquímica, o mais realizado é a glicemia (dosagem de glicose no sangue), pois além do diagnóstico e controle das diabetes, o exame faz parte da rotina do pré-natal, rotina do hipertenso e rotina do idoso, seguido dos exames hemograma e urina tipo I.

Além destes exames, o laboratório realiza dezenas de outros nas áreas de hematologia, uroanálise, parasitologia, imunologia, hormônios e microbiologia) – todos mensalmente avaliados por um programa externo de controle de qualidade.

A cada ano a demanda por exames laboratoriais realizados na região por parte do Laboratório Regional aumenta consideravelmente. As causas para este grande número de pedidos estão ligadas ao crescente acesso da população aos serviços de saúde e também a ampliação da rede de atenção básica.

Em vista da grande quantidade de exames realizados todos os anos, ações como a informatização dentro da unidade se fizeram necessárias para acompanhar o ritmo de solicitações e de modo a auxiliar o trabalho da equipe. O processo de informatização com o sistema Autolac (software para gerenciamento operacional de Laboratórios de Análises Clínicas), iniciou em 2008 com a informatização do cadastro das solicitações de exames e a digitação dos resultados. Já em 2012 foi implantado o sistema de etiquetas com código de barras, o que reduziu em questão de horas o resultados e laudos de inúmeros exames.

A diretora confirma: “A informatização possibilitou maior agilidade. Em relação a etiquetas de código de barras nas amostras, o seu uso vem sendo encarado de forma positiva por todos os colaboradores, pois agilizou o processo de execução dos exames principalmente nas grandes rotinas como a bioquímica, hematologia, imunologia e hormônios.

Sempre prestando um trabalho vital para a população e instituições de saúde pública, o Laboratório realiza exames de média a alta complexidade de análises clínicas, como os exames da rotina do pré-natal, dos programas de controle das diabetes, dos hipertensos, das anemias. Destaque também para o suporte fornecido às ações da Vigilância Epidemiológica no diagnóstico e controle de doenças como tuberculose, hanseníase, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, as hepatites virais, as meningites bacterianas, as diarreias bacterianas, a esquistossomose, tuberculose, entre tantas outras patologias.

A unidade do CONSAÚDE possui uma extensa lista de serviços prestados aos municípios e população do Vale do Ribeira, e tem na cidade de Registro/SP o município com o maior número de pedidos de exame neste mesmo período: 94.944.

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12