Massagem terapêutica em bebês é novidade no HRLB

A equipe multidisciplinar (enfermagem e fisioterapia) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, administrado pelo Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, iniciou em dezembro o projeto de massagem terapêutica para bebês. As atividades acontecem todas as terças-feiras, 14h, nos alojamentos da maternidade, e conta com a participação das puérperas, que aprendem nas palestras as técnicas sobre como massagear seus filhos.

O projeto começou por iniciativa da coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal Vera Lisboa Collaço e das fisioterapeutas Erli Rossini Simos e Julliana Santana Baffili. São elas que ensinam as mães a fazerem a massagem relaxante nos bebês, o que acalma e alivia dores.

A massagem ensinada pela equipe pode ser feita desde o nascimento, após o banho, entre uma mamada e um soninho, com o bebê desperto.

De acordo com a fisioterapeuta Erli Rossini Simos, “a massagem alivia a cólica, auxilia na digestão, deixa os músculos mais fortes e as articulações mais flexíveis, melhora o sono, aumenta a imunidade e traz uma sensação de calma e bem-estar nos pequenos”, afirmou.

O projeto é mais uma ação que as equipes da maternidade do HRLB implantaram no sentido de humanizar e apoiar as mães neste momento tão importante que é o cuidado com seus bebês.

massagem 1

massagem 2

Compartilhe