Presidente e superintendente do CONSAÚDE participam de reunião sobre Plano de Desenvolvimento Estratégico

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Barra do Turvo Dr. Jefferson Luiz Martins e o superintendente do Consórcio José Antonio Antosczezem participaram de reunião preparatória referente à atualização do Planejamento Estratégico construído em 1999 e lançado no ano 2000 pelo Codivar, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Uvevar. A apresentação do plano, nesta quarta-feira (3), foi conduzida por Sinoel Batista, presidente do Instituto Jus e ex-prefeito de Penápolis. O encontro aconteceu no Paço Municipal de Itanhaém com a presença de autoridades regionais e do Codivar.

O Plano de Desenvolvimento Estratégico do Vale do Ribeira 2018-2027, que atualiza o planejamento anterior, será produzido em parceria entre o Instituto Jus, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e o Parlamento do CODIVAR/UVESP. Também participará dos trabalhos o ex-prefeito de Ilha Comprida Décio Ventura (2009-2016), que coordenou a execução de estudo semelhante no início da década de 2000.

O trabalho reunirá as principais demandas dos 24 municípios do Vale do Ribeira até 2027 em quatro eixos:  Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Mobilidade e Meio Ambiente. Serão realizadas diversas reuniões ao longo de 2018. Por fim, será criado um manual baseado em um processo participativo que visa fortalecer os ambientes de governança.

O presidente do Instituto Jus, Sinoel Batista foi prefeito de Penápolis (1989-1992) e é especialista em gestão de políticas públicas. Segundo ele, a proposta do estudo visa atualizar o Plano Estratégico desenvolvido em 2000 sobre o aspecto estrutural, socioeconômico e de ocupação de território. “Vamos estruturar as linhas de atuação para os próximos dez anos, construindo diretrizes claras e pactuadas com gestores públicos e entidades representativas”.

A próxima etapa será a apreciação e aprovação do estudo pelo Conselho de Prefeitos do CODIVAR. Definidos os quatro eixos, será estabelecido um cronograma de ações para início das fases de análises, diagnósticos e definição das diretrizes.

Também participaram da reunião o superintendente do CODIVAR Wilber Rossini, o presidente do Parlamento do CODIVAR/UVESP e vereador de Pedro de Toledo Marcos Melhado e o vice-presidente e presidente da Câmara de Barra do Turvo Élcio Silva Reis.

Compartilhe