Profissionais do CONSAÚDE participam de capacitação sobre partos seguros

O Centro de Formação de Recursos Humanos do CONSAÚDE (CEFORH) foi palco de mais uma importante capacitação dos profissionais do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB).

Nesta terça-feira (13), as equipes do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/HRLB) e da Educação Permanente da Maternidade do HRLB/CONSAÚDE iniciaram o treinamento sobre o Protocolo de Parto Seguro. A partir daí, será implantada a chamada Lista de Verificação para Partos Seguros (check list) proposta pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para ser aplicada em todas as mães que entram em trabalho de parto no HRLB/CONSAÚDE. Os profissionais responsáveis pela capacitação são Dra. Priscila e Dr. Luiz Roberto e enfermeiras Silvia, Poliana , Soely, Priscila e Jenny.

O objetivo desta capacitação é incentivar os profissionais a trabalhar em equipe de forma interdisciplinar, coordenada e sincronizada no cuidado de mãe e filho.

A Lista de Verificação para Partos Seguros foi criada em 2016 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para minimizar a mortalidade materna e infantil relacionada a eventos adversos no período de parto. A Lista foi concebida como um instrumento para melhorar a qualidade dos cuidados prestados às mulheres que dão à luz.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, a capacitação dos profissionais é essencial para a qualidade do atendimento prestado na Maternidade do HRLB. “É fundamental o engajamento dos profissionais do CONSAÚDE na educação permanente e na qualificação para um atendimento mais humanizado e em consonância com as atualizações na área da saúde. Agradeço a todos pela dedicação e empenho constantes e parabéns a todos os envolvidos”, disse Antosczezem.

Compartilhe