Radioterapia do HRLB/CONSAÚDE recebe alvará do Corpo de Bombeiros

O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, que contempla o HRLB/CONSAÚDE, segundo o Ministério da Saúde, “está em fase de licitação para construção das obras”. O CONSAÚDE elaborou o projeto técnico de segurança contra incêndios, o qual recebeu neste mês de março a aprovação com a obtenção do AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo Bombeiros), emitido pelo Corpo de Bombeiros.

O CONSAÚDE vem cumprindo todas as etapas, dentro da programação do Ministério, para aprovação do projeto, desde reunião de toda a documentação necessária, a aprovação pela Cetesb sobre a área onde o prédio deverá ser construído, aprovação do projeto pela Vigilância Sanitária até a finalização do projeto de arquitetura e engenharia para a aquisição dos aceleradores lineares. Com tudo pronto e encaminhado para a licitação, a expectativa é que as obras tenham início em breve. O terreno onde será construída a unidade fica anexo ao novo prédio do HRLB, facilitando o acesso dos pacientes, inclusive ao setor de Oncologia do Hospital.

O projeto das edificações tem aproximadamente 1.000 m², prevendo todas as áreas técnicas, administrativas e de suporte para funcionamento do serviço de radioterapia no Vale do Ribeira.

O HRLB/CONSAÚDE está entre as 140 soluções do Ministério da Saúde que contemplam a construção de prédio e a aquisição de equipamentos específicos para radioterapia, chamados aceleradores lineares. A medida garante a cobertura no Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia o acesso ao tratamento de câncer. Para o Vale do Ribeira, é uma conquista muito importante.

Desde o início de sua elaboração, os diretores do CONSAÚDE acompanharam de perto a evolução do Plano. “Estamos acompanhando de perto a evolução do Plano, que está se tornando uma realidade e irá beneficiar os moradores do Vale que precisam de um tratamento radioterápico. Desde o início do projeto, alinhamos todos os detalhes do projeto com a empresa Varian, sempre de acordo com os critérios do Ministério da Saúde e acompanhamos todas as ações durante o processo, a fim de garantir a agilidade na implantação do Serviço de Radioterapia no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua”, disse a diretora administrativa Bianca Palfi.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, a Radioterapia é um passo importante para a ampliação do atendimento oncológico prestado pelo HRLB/CONSAÚDE. “O Vale do Ribeira ganhará um novo serviço que ampliará o Setor de Oncologia do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, uma referência e que atende aos pacientes oncológicos de toda a região, realizando o diagnóstico, cirurgias, quimioterapia e hormonioterapia. Com o Serviço de Radioterapia, a população que necessita do tratamento terá o atendimento mais próximo de casa, com qualidade e mais comodidade”, finalizou Antosczezem.

Compartilhe