Relembrando: Acolhimento com Classificação de Risco é realizado no Hospital Regional Vale do Ribeira

Está em vigor há 3 meses a nova forma de classificação da ordem de atendimentos na porta da unidade 

Com o objetivo de atender de forma adequada e tornar o serviço de saúde mais dinâmico em relação a grande demanda de pacientes e usuários diários que chegam ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Regional Vale do Ribeira, localizado em Pariquera-Açu/SP, entrou em vigor o Acolhimento com Classificação de Risco em dezembro do ano passado.

O protocolo é baseado nas determinações do Ministério da Saúde, e tem como eixo principal priorizar o atendimento dos pacientes que chegam à “porta” da unidade levando em consideração seu estado de saúde ou gravidade de seu problema, e não por ordem de chegada ou por vontade de quem deseja passar a frente com o famoso “jeitinho”. Ou seja, quem estiver em estado mais grave será atendido primeiro e não quem for o primeiro a chegar.

Como unidade de atendimento para pacientes de média a graves enfermidades, a unidade dá prioridade a estes. Diariamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procuram o HRVR/CONSAÚDE com enfermidades consideradas menos complexas, no que deveriam buscar os serviços de saúde básica em sua cidade de origem, primeiramente, caso fossem oferecidos – o que poderia tornar melhor o fluxo de pessoas que procuram atendimento na região e inclusive no próprio Hospital Regional.

Em diversas unidades públicas de saúde do Brasil, o protocolo vem sendo utilizado com sucesso, mas sempre buscando uma melhor conscientização de pacientes, familiares e dos colaboradores do serviço de saúde envolvidos.

Com picos de atendimento que chegam nos primeiros meses de 2012 em até 120 consultas no pronto atendimento em um só dia, o Hospital Regional Vale do Ribeira tem enfrentado períodos de grande lotação de sua porta de entrada, o que trouxe a necessidade de reorganizar o atendimento pela nova modalidade que leva em consideração o risco de vida ou estado de saúde dos pacientes.

Para melhor orientar os usuários do Sistema Único de Saúde na região, as diversas enfermidades e estados de saúde integram um quadro de gravidades, divididos por cores, do vermelho (mais grave) ao azul (mais brando).

Mais informações do novo protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco entre em contato com a Ouvidoria do CONSAÚDE (0800 770 9692) ou através do balcão de informações na recepção do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE).

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12