SESMT e Equipe de Resíduo Hospitalar do HRLB realizam treinamento no CEFORH

O SESMT  e a Equipe de Resíduo Hospitalar do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, gerenciado pelo CONSAÚDE, irá realizar de 21 a 24 de junho o treinamento “Gerenciamento de Resíduos”. O evento será no Centro de Formação de Recursos Humanos de Pariquera-Açu (CEFORH), com opções de horários, sendo às 13h ou 15h. O treinamento é destinado aos profissionais do HRLB. O objetivo é abordar a correta destinação dos resíduos gerados no serviço de saúde.

Com este treinamento, o SESMT e a Equipe de Resíduo Hospitalar devem promover conhecimento a fim de proporcionar aos resíduos gerados no local de trabalho um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Importância do gerenciamento

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são os chamados lixos ou resíduos hospitalares, originados em hospitais, laboratórios e outras instituições. Esses objetos podem ser sólidos, semissólidos ou líquidos e não pode ser simplesmente descartado com o lixo comum, há necessidade de um processo diferenciado, já que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente.

A melhor maneira para o tratamento o lixo hospitalar é o gerenciamento, que tem como objetivo minimizar sua produção e direcioná-lo para um encaminhamento seguro, com proteção aos profissionais dos hospitais, à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Para isso, o gerenciamento dos RSS possui duas etapas: a interna, que resume no processo dentro da instituição que gerou o lixo e o externo, fora desta instituição. A separação correta do lixo em hospitais, laboratórios e outros ambientes, pode reduzir os resíduos e assim diminuir os custos do tratamento do material descartado.

Compartilhe