Sexta 13, uma data de sorte para a Enfermagem

Regional – A enfermeira Ruth Gouveia, diretora do Centro de Formação Recursos Humanos (CEFORH) do HRVR-Consaúde, e pioneira nos serviços de Enfermagem da região, costuma dizer que a sexta-feira 13 de agosto é uma data de sorte para a enfermagem do Vale do Ribeira. Nesta data, há 48 anos, foi escolhida a área para a instalação da primeira escola de formação de aprendizes de Enfermagem.
Ruth lembrou que os tempos eram difíceis no HRVR. Com 200 leitos, o hospital não tinha nenhum profissional formado em enfermagem. A criação da escola, em 20 de agosto de 1971, foi o embrião da enfermagem na região e, segundo lembrou Ruth, marcou o início da longa caminhada que resultou na chegada ao HRVR das cinco primeiras profissionais de enfermagem. Num efeito dominó, elas deram asas à categoria. Ruth Gouveia destacou que, a partir daí, chegaram novos profissionais e foram formadas cerca de três mil pessoas nas áreas técnicas de Enfermagem.
“Hoje, o que temos é fruto daquela semente plantada há 48 anos. Precisamos ressaltar nossos novos tempos. A direção atual fez uma revolução no hospital tanto estatisticamente como visualmente. A mudança é da água para o vinho. Hoje, estamos organizados, avançados, tecnicamente melhorados e estimulados. Me sinto muito feliz por ter acompanhado essa evolução”, afirmou.
Ruth Gouveia recebeu homenagens de todos os profissionais de Enfermagem que participaram do II Encontro da categoria.“ Dona Ruth é nossa pioneira, nossa madrinha, nosso patrimônio. Se cada pessoa conhecer e se guiar num pouquinho na trajetória de vida dela, vai tirar grandes lições. É um privilégio oConsaúde contar com uma profissional como D. Ruth, um exemplo a ser seguido”, homenageou a superintendente do Consórcio Maria Cármen Amarante Botelho.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12