Uma história de superação e vitória na Maternidade do HRLB/CONSAÚDE

Uma história de superação e vitória na Maternidade do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), contada a partir do nascimento de um prematuro. O bebê José Antonio nasceu em 18 de março deste ano, com apenas 28 semanas por conta de uma gravidez de alto risco. A mãe Miriam de Lara Cunha sofreu com hipertensão gestacional e o bebê veio antes da hora, nascendo com apenas 600 gramas e 28 centímetros. O fato que mais chama atenção é que o pequeno não apresenta sequelas, muito comuns em casos de prematuros de tão baixo peso.

José Antonio passou sete meses internado na UTI Neonatal da Maternidade até sua alta, que aconteceu nesta quarta-feira (21), e sua família finalmente voltou para casa, na área rural de Registro. E o dia foi de muita alegria na Maternidade do HRLB/CONSAÚDE. A equipe preparou uma festa para comemorar a alta do José Antonio, que esbanja saúde e é a alegria dos pais Emerson José Ramos de Lima e Miriam de Lara Cunha. “Felicidade de poder voltar para casa com meu bebezinho bem, com saúde”, disse a mãe.

A emoção também foi muito grande para toda a equipe da Maternidade, que lutou durante 7 meses para que o José Antonio não tivesse nenhuma sequela. Após 218 dias, mais de 3 quilos e 50 centímetros, José Antonio venceu a luta com o apoio de toda a equipe da Maternidade, que comemorou muito esta vitória.

 A Médica Pediatra Cristina Vilas Boas Barbosa explica que as complicações são próprias de todo prematuro. “Ele teve complicações infecciosas, teve doença metabólica óssea, teve displasia bronco-pulmonar, ficou 143 dias em ventilação mecânica”, contou.

O bebê passou por diversos exames e enfrentou todo o período da pandemia do novo coronavírus, como disse a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade, Vera Colaço. “Ele nasceu justamente no início da pandemia, período de mudanças na rotina do Hospital e com restrições na entrada de familiares para as visitas”, falou.

A Maternidade

A Maternidade do HRLB/CONSAÚDE, credenciada pela Rede Cegonha, atende toda a região do Vale do Ribeira e conta com uma UTI Neonatal com sete leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com quatro leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com sete leitos.

A maternidade do hospital oferece toda a infraestrutura necessária para atender as mães, inclusive com uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, para as mães que residem longe do Hospital. A Casa fica próxima ao HRLB e no local as mães podem praticar várias atividades, desde artesanato até culinária, com dicas de nutrição inclusive. Além disso, elas são atendidas pela equipe multidisciplinar com profissionais de serviço social, psicólogo, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta e médicos.

O mais importante de tudo é o atendimento humanizado, por meio do qual as mães e bebês têm um acolhimento todo especial das equipes de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e médicos, que oferecem dedicação, cuidado e toda a orientação necessária para a saúde dos pacientes.

Compartilhe