Unidades Hospitalares do CONSAÚDE estreiam participação no Dia do Desafio

Mundialmente comemorada, campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde acontece anualmente e contou com a participação dos hospitais HRI, Dr. Adhemar de Barros e HRVR

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. No continente Americano, o SESC SP é quem coordena a atividade desde o ano 2000. O evento sempre é realizado na última quarta-feira do mês de maio. Em 2012 acabou ocorrendo no dia 30.

Como maior instituição de saúde do Vale do Ribeira, ligada ao governo do Estado, o Consórcio assumiu seu papel de participação junto a sociedade em mais um evento de caráter social, promovendo a saúde e buscando uma maior interação com os habitantes das regiões atendidas, ao juntar forças no desafio e adicionar participantes à competição entre as cidades.

As atividades físicas propostas no mundo inteiro vão desde o subir e descer de escadas, a realização de brincadeiras e gincanas, entre outras modalidades mais complexas de esporte. Além da saúde física, a proposta foi trabalhar o lado emocional com a saída da rotina e interagir de forma descontraída por alguns minutos do dia.

O Desafio é participar

Cada cidade inscrita no evento tem outra como desafiante, o que é definido por um sorteio. O número de participantes em cada município define o vencedor daquele ano, portanto, o ditado de que “o importante é participar” é lei no Dia do Desafio.

Este ano foi a estreia das unidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e o objetivo é agregar ainda mais integrantes da instituição nas edições futuras do Dia do Desafio.

Hospital Regional de Itanhaém e Hospital de Apiaí contam com grande participação

No Litoral Sul, os servidores do Hospital Regional de Itanhaém competiram com a cidade Boliviana de El Torno. Ao todo 42 ‘desafiantes’ da preguiça e parceiros da ideia somaram forças com o município e representaram em grande estilo o CONSAÚDE. Na oportunidade os funcionários de vários setores do HRI realizaram atividades de alongamento por 15 minutos, ao som de músicas relaxantes e em um ambiente de muita descontração ao ar livre.

No oposto geográfico na área de atendimento do Consórcio, em Apiaí/SP, porém com a mesma disposição em desafiar a rotina e o stress, os 45 colaboradores do Hospital Dr. Adhemar de Barros realizaram atividade física ao ar livre também por 15 minutos. Além do trabalho físico, a interação entre diferentes setores do hospital proporcionou uma descontraída participação de todos. A cidade desafiante de Apiaí/SP, em 2012, foi a cidade cubana de Abreus, localizada na província de Cienfuegos.

Já o Hospital Regional Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu/SP, onde trabalham aproximadamente 930 funcionários, somente 35 corajosos e otimistas colaboradores de vários setores participaram de atividades físicas e de uma dinâmica no pátio dos ambulatórios. Este ano Pariquera-Açu/SP desafiou a cidade de São Luiz do Curú, no estado do Ceará. Só que desta vez pode contar com a ajuda do CONSAÚDE, assim como Itanhaém e Apiaí.

A participação das unidades hospitalares foi uma maneira simples de despertar em colaboradores e pacientes a necessidade de realizar atividades físicas e incentivar a interação entre colegas de trabalho da instituição.

Um dos aspectos mais importantes da estreia do CONSAÚDE no Dia do Desafio é a mudança de postura que vem sendo adotada para melhor integrar a instituição à comunidade, instituição e colaboradores, e agregar valores sociais as práticas de saúde até então realizadas.

Agradecemos o exemplo da efetiva participação dos colaboradores do Hospital Regional de Itanhaém e de Apiaí, sem falar dos 35 participantes do HRVR que por alguns minutos interagiram e aproveitaram para sair da rotina de individualismo, ritmo estressante e sedentarismo que tanto mal trazem a nossa vida. A todos vocês muito obrigado mais uma vez pelo exemplo e aos que deixaram de participar nosso convite para o próximo Desafio.


Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12