USP vai auxiliar gestão da saúde no Vale do Ribeira

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) virá à região visando contribuir para a gestão da saúde pública no Vale do Ribeira, com treinamento, capacitação e formação de recursos humanos. “A universidade tem muito o que aprender na prática com a comunidade e também trazer uma colaboração para a discussão dos problemas, trazendo a experiência e o conhecimento da academia”, explicou José Manoel de Camargo Teixeira, superintendente do Hospital das Clínicas, que é vinculado à universidade durante reunião no gabinete do prefeito de Registro, Gilson  Fantin, com secretários de saúde, equipe da Diretoria Regional de Saúde (DRS) e prefeitos da região na quarta-feira, 26 de fevereiro.  José Manoel esteve na região, junto com Ricardo Tardelli, da Secretaria de Estado da Saúde, e Marcos Boulos, da FMUSP. Na quinta-feira, o grupo visitou as instalações do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Rede de Reabilitação Lucy Montoro,  Hospital Regional “Dr. Leopoldo Bevilacqua” e o Centro de Formação de Recursos Humanos (CEFORH/CONSAÚDE).

A vinda da USP par a região começou a ser definida quando o médico Giovani Guido Cerri foi titular da Secretaria da Saúde. Desde o início, o deputado estadual Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa, apoiou a iniciativa e tem acompanhado de perto a evolução do projeto e a ideia é otimizar os equipamentos de saúde que a região tem e terá.

O Vale do Ribeira terá quinze unidades básicas de saúde, dois CAPs, em Juquiá e Jacupiranga, um hospital regional com recursos do Projeto BID. “Isso tudo soma-se a uma série de investimentos que estão acontecendo. Acreditamos que teremos uma infraestrutura de saúde muito interessante, que vai tornar essa região diferenciada das outras regiões do Estado”, observou José Manoel, prevendo um grande salto de qualidade na saúde se houver uma integração regional envolvendo todos os serviços.

Novas obras

Ainda nesse semestre, segundo garantiu o governador Geraldo Alckmin em recente visita à região, o AME e a Rede Lucy Montoro estarão em funcionamento em Pariquera-Açu. A Secretaria da Saúde já lançou edital para contratação da Organização Social que vai gerenciar as duas unidades.

Na semana passada foi publicado o edital pra a construção do Hospital Regional de Registro.  “É mais uma grande conquista da nossa região, resultado de uma luta antiga”, comemora o deputado estadual Samuel Moreira, que tem trabalhado intensamente pela ampliação dos serviços de saúde no Vale do Ribeira.

“Será um grande investimento, estimado em mais de R$ 100 milhões, em hospital de alta complexidade, com mais de 200 leitos. Somado aos investimentos na ampliação e reforma do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, cujas obras estão em fase final de licitação, representará uma grande evolução no atendimento à população, com serviços de qualidade. Vale lembrar, ainda, que em breve estarão em funcionamento o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, também em Pariquera”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Compartilhe