Núcleo de Segurança do Paciente do HRLB divulga metas para atendimento de qualidade

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) promove pela primeira vez no país a Semana de Segurança do Paciente. A semana aconteceu de 28 de março a 1º de abril, data em que foi instituído pelo Ministério da Saúde, há três anos, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O objetivo é ampliar o conhecimento e o avanço da segurança do atendimento em Saúde no Brasil.

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, administrado pelo Consaúde, já possui um Núcleo de Segurança do Paciente, composto por uma equipe multidisciplinar. Nesta semana, o Núcleo está divulgando entre os profissionais as seis metas de segurança do paciente.

Os profissionais do Núcleo do HRLB realizam reuniões periódicas, visando a troca de ideias e o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Entre as ações propostas estão a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. Com isto, quem ganha são os pacientes, com um atendimento de mais qualidade e cada vez mais humanizado.

Metas

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as seis metas internacionais são:

1- Identificar Corretamente o Paciente: Confirme a identidade dos pacientes antes da realização de exames e procedimentos. Essa medida evita erros. Importante conferir mais de um dado do paciente para confirmar. Também deve-se colocar a pulseira ou etiqueta para melhor identificação.

2- Melhorar a Comunicação entre Profissionais de Saúde: Registre no prontuário o maior número possível de informações sobre o cuidado, procedimentos e condutas com aquele paciente. Atenção: As informações sobre o paciente, especialmente nos momentos críticos como transferência de unidade ou troca de plantão, confirme e certifique-se que as informações estão todas compreendidas.

3- Melhorar a Segurança na Prescrição, no Uso e na Administração de Medicamentos: Antes de administrar qualquer medicamento, certifique-se se paciente, medicamento, horário, via, dose e anotações estão corretos. Atenção aos medicamentos potencialmente perigosos e de alta vigilância, faça a dupla checagem. Utilize etiquetas auxiliares com cores ou sinais de alerta diferenciados.

4- Realização de Cirurgia Segura em Sítio Cirúrgico, Procedimento e Paciente Corretos: Antes de qualquer cirurgia, verifique o local, o funcionamento dos equipamentos e os procedimentos necessários. Atenção: Não esqueça de fazer o checklist cirúrgico e documentar no prontuário: avaliação pré-anestésica, anamnese, exame físico, consentimento informado e identificação precisa do paciente. Quando possível, envolva o paciente no processo.

5- Higienizar as Mãos Para Evitar Infecções: Adote a higienização correta e constante das mãos para prevenir infecções. Fique atento: Higienize as mãos antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.

6- Avaliar o Paciente em Relação ao Risco de Queda e Úlcera por Pressão, Estabelecendo Ações Preventivas: Avalie os pacientes em relação ao risco de queda, bem como as instalações físicas e a assistência prestada. Atenção: Pacientes sob efeito de medicamentos precisam de atenção redobrada. Avalie o ambiente, as condições de acessibilidade e de locomoção de pacientes. Paciente e acompanhante devem receber orientações.

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