Consaúde discute débitos de municípios do Alto Vale no uso do Hospital de Apiaí

O Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, abriu diálogo com prefeitos e lideranças do Alto Vale do Ribeira, para discutir débitos referentes ao uso dos serviços do Hospital Dr. Adhemar de Barros, em Apiaí, uma referência em toda a região do Alto Vale.

Após a renovação do convênio entre o Consaúde e a Associação Beneficente de Apiaí, a ABA de cooperação administrativa e técnica na gestão do Hospital Dr. Adhemar de Barros, o presidente do Consaúde e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, ampliou o diálogo com os municípios do Alto Vale a fim de ouvir as demandas e solucionas as questões referentes aos débitos passados. “Entendemos a necessidade de se ampliar o convênio para buscar mais recursos para o Hospital de Apiaí. Temos recursos a serem liberados para ampliação e compra de novos equipamentos. No entanto, é preciso que os termos da parceria sejam mais abrangentes, para possibilitar a vinda de recursos”, afirmou Marco Aurélio em reunião ocorrida em março deste ano.

Em abril, uma reunião foi agendada entre Consaúde e representantes das  Prefeituras do Alto Vale. A ideia é definir como será feito o pagamento da atual dívida dos municípios da região. A Diretoria da ABA, posteriormente, deliberou  sobre a desoneração de parte do débito sobre o valor da dívida e o parcelamento junto a cada Município. Entre os dias 07 e 13 de abril os prefeitos receberam os respectivos termos de confissão de dívida já assinados pelo Diretor Presidente da ABA. No entanto, os documentos não foram devolvidos com as respectivas assinaturas.

 

A negociação entre Consaúde e prefeitos do Alto Vale do Ribeira acontece em um momento em que tanto o Hospital quanto os municípios sofrem com problemas de repasses de verbas. “Vamos reforçar a ação direta do Consaúde no Alto Vale, com uma discussão ampla e aberta, para buscar soluções no setor”, afirma o Diretor Superintendente do Consórcio José Antonio Antosczezem.

 

Para o Presidente do Consaúde, Marco Aurélio Gomes, é de fundamental importância a ativa participação dos Municípios do Alto Vale na resolução dos problemas enfrentados pelo Hospital e na quitação das dívidas. “Juntos, podemos conquistar melhorias para o Hospital, ampliando o atendimento, reforçando a infraestrutura do local, enfim, garantindo mais saúde para todo a população do Alto Vale”, finalizou.

Compartilhe