CONSAÚDE discute implementação de projetos na área da saúde e meio ambiente

Um encontro entre CONSAÚDE, CODIVAR e CETESB na quinta-feira (02) discutiu projetos importantes voltados à saúde e meio ambiente. O diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional Rogério Pio recebeu, na sede do CANAL DIRETO SP+PERTO em Registro, o diretor-superintendente do CONSAÚDE Rildo de Jesus Nantes da Cunha, a diretora administrativa Bianca Palfi e o procurador jurídico Adilson Guimarães, o Superintendente do CODIVAR Newton Sioia, o Presidente da APAMIR Felipe Fefeo, a representante da Câmara Técnica do Codivar Daniella Cristina Batista e os técnicos da CETESB Eduardo e Alan.

Na pauta, a Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil (RCC) e o Projeto de Serviços Públicos de Saneamento Básico, na Modalidade de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos de Origem Domiciliar.

O Consórcio foi a quarta autarquia do Estado de São Paulo a assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal para a implementação do Projeto de Serviços Públicos de Saneamento Básico. O objetivo é desenvolver estudos para a implementação dos serviços de coleta, transbordo, transporte, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos e de disposição final dos rejeitos em aterros sanitários, adotando-se a rota tecnológica mais satisfatória e adequada às exigências legais quanto ao aspecto ambiental e de adequação à qualidade da prestação dos serviços à população. É uma medida necessária e que irá agilizar a adequação dos municípios além de gerar economia aos cofres públicos.

O CONSAÚDE também recebeu da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) o valor de R$ 619.953,86 para a aquisição de um cavalo mecânico para funcionamento da Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil (RCC). O caminhão foi adquirido no final de novembro do ano passado, veículo que faz parte da implantação do projeto visando o atendimento das demandas municipais. A usina móvel tem a função de triturar todo o entulho da construção civil, transformando-o em brita que as prefeituras poderão utilizar em recuperação de ruas e estradas, beneficiando os municípios consorciados.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE falou da importância dos projetos que impactam diretamente na saúde, no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. “O projeto de gestão de resíduos sólidos e o RCC são muito importantes para as cidades do Vale do Ribeira e Litoral Sul que fazem parte do CONSAÚDE. Estamos nos preparando para cuidar das gerações futuras, com projetos bem elaborados que visam ao desenvolvimento sustentável. Pensar no meio ambiente é também cuidar da saúde das pessoas”, explicou o diretor-superintendente.

O Presidente do Consórcio e prefeito de Miracatu Vinicius Brandão é grande incentivador destes projetos que visam ao desenvolvimento sustentável e vem garantindo apoio incondicional neste trabalho. “Saúde e meio ambiente precisam ser sustentáveis. Esta é a preocupação de nossa gestão e estamos focados neste trabalho fundamental para o Vale do Ribeira”, finalizou Brandão.

Compartilhe