CONSAÚDE garante adesão a tratamento pós-alta hospitalar com a dispensação gratuita de medicamentos

O CONSAÚDE promove o Uso Racional de Medicamentos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB). O trabalho se reflete na adesão dos pacientes ao tratamento após a alta hospitalar.

Apesar da dispensação de medicamentos depois dos pacientes receberem alta ser de responsabilidade da atenção básica, as equipes do HRLB/CONSAÚDE verificaram a necessidade da entrega dos medicamentos das receitas médicas para um tempo estimado de cinco dias, ou adaptável quando a mesma ocorresse aos fins de semana ou feriados. Desta maneira, cada município teria tempo hábil para aquisição dos medicamentos sem prejuízos à terapêutica dos pacientes.

Segundo a farmacêutica Flávia Rascado, diretora do Serviço Técnico Auxiliar do HRLB/CONSAÚDE, um dos desafios eram os antimicrobianos. “Com a falha na adesão destes, haveria prejuízos ao tratamento dos pacientes. Definimos então que em todas as altas hospitalares com antimicrobianos os pacientes levariam os medicamentos para casa. Assim, acolheríamos de forma efetiva e integralmente o processo de saúde dos nossos pacientes no âmbito da desospitalização”, explicou.

Há quatro anos, o trabalho passou a ser aprimorado, tornando-se uma rotina e um protocolo institucional. A gestão do CONSAÚDE também garantiu que os municípios consorciados pudessem aderir à Ata de Registro de Preço de Medicamentos, podendo  adquirir as medicações padronizadas pelo Consórcio com as mesmas especificações e valores, efetivando a continuidade do tratamento farmacológico dos pacientes da região.

Além de toda a facilidade, as medicações dispensadas pós-alta hospitalar seguem todos os critérios utilizados internamente no HRLB, garantindo segurança ao paciente.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, aprimorar os serviços em saúde é missão da atual gestão. “O uso racional de medicamentos é amplamente discutido no mundo. Nós garantimos aos pacientes a continuidade do seu tratamento na alta hospitalar e é muito gratificante saber que todos poderão cuidar de sua saúde em casa. Dar a garantia de um bom tratamento, imediatamente após a saída hospitalar, é compromisso do CONSAÚDE com pacientes e os municípios consorciados”, finalizou.

Compartilhe