CONSAÚDE recebe Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil

O CONSAÚDE recebeu na última semana o triturador que faz parte da Usina Móvel que será usada na implantação do Programa de Beneficiamento de Resíduos de Construção Civil (Proben-RCC). O equipamento já foi acoplado ao cavalo mecânico para o funcionamento da Usina Móvel de Resíduos de Construção Civil (RCC). Todo o investimento é proveniente de convênio firmado entre o CONSAÚDE e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, com valor estimado em R$ 3.232.500,00.
 
Com o Proben-RCC, o objetivo é executar a trituração dos resíduos da construção civil gerados e transformá-los em cascalhos para manutenção das estradas rurais ou outras prioridades identificadas pelos municípios consorciados. A usina tritura cerca de 100 toneladas de entulho por hora, transformando os resíduos em brita, para uso em estradas, beneficiando os 27 municípios consorciados tanto do CONSAÚDE quanto do CODIVAR.
 
O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Miracatu Vinicius Brandão recebeu o equipamento juntamente com diretores do Consórcio. “São avanços importantes para o Vale do Ribeira e o CONSAÚDE participa diretamente neste processo de desenvolvimento, sempre voltado para a sustentabilidade. A Usina Móvel de RCC vem para beneficiar ainda mais os municípios, conjuntamente, que é a missão do nosso Consórcio”, disse.
 
Segundo o diretor-superintendente do CONSAÚDE Rildo de Jesus Nantes da Cunha, o Proben-RCC é um passo importante para o Vale do Ribeira. “O objetivo do CONSAÚDE é cumprir o convênio estabelecido com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL-SP) para a gestão integrada junto aos municípios consorciados dos resíduos de construção civil por meio do triturador móvel”, explicou.
 
A medida vem atrelada ao cumprimento da Agenda 2030 da ONU, que estabelece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL-SP), além do Índice de Eficiência na Gestão Municipal (IEG-M), auferido anualmente pelo Tribunal de Contas.
 
Compartilhe