CONSAÚDE segue orientações do Governo de SP no enfrentamento ao Covid-19

O CONSAÚDE vem seguindo à risca as orientações do Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde a fim de prevenir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes, acompanha de perto as medidas preventivas. “Desde janeiro, as equipes de profissionais do HRLB são capacitadas para atender uma possível demanda de casos da doença. Estamos seguindo criteriosamente as recomendações do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que está elaborando, juntamente com o Ministério da Saúde, todos os protocolos a serem seguidos para que nossos hospitais possam ter capacidade de atender com eficiência. Desta forma, e com o apoio da população, vamos superar esta fase mais difícil da pandemia”, disse.

Na quinta-feira (19), o Consórcio criou a Comissão Especial de Enfrentamento ao Coronavírus, nos termos declarados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Comissão é formada por médicos e enfermeiros do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), que é a referência regional, sendo coordenada pelo diretor técnico Dr. Márcio Bazzo. Os integrantes terão o trabalho de propor ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, auxiliando os municípios do Vale do Ribeira que integram o CONSAÚDE neste enfrentamento.

O CONSAÚDE também implantou, a partir desta sexta-feira (20), medidas que têm o objetivo de regular o fluxo de pacientes no HRLB:

  • O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), de Pariquera-Açu, administrado pelo CONSAÚDE, é referência em cirurgias de urgências e emergências;
  • A partir desta data, ficam suspensas as cirurgias eletivas;
  • Os ambulatórios do HRLB serão reduzidos a atendimentos de pacientes em pós operatórios, pacientes oncológicos e de acompanhamento de doenças crônicas.
  • Com o objetivo de reduzir aglomeração e assegurar aos pacientes que se deslocam de suas cidades em transporte coletivo uma condição de menor risco, sugere-se que, antes de sair de seus municípios, sejam avaliados quanto aos sintomas de gripe.
  • Caso a ida ao HRLB seja inevitável, fornecer máscara cirúrgica e transporte exclusivo ou reagendar consulta em data oportuna.
  • O HRLB irá priorizar os serviços de endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia para casos de urgência e emergência, gestação de alto risco e hipóteses de doenças oncológicas. As demais situações serão reagendadas em datas oportunas.

Em concordância com as diretrizes federais de isolamento social, o CONSAÚDE orienta que as pessoas se movimentem somente para as atividades essenciais. Não há casos confirmados no Vale do Ribeira, mas o momento pede a colaboração e solidariedade de todos. “Peço a sensibilidade da população neste momento de crise. Vamos enfrentar cada obstáculo com calma e disciplina e assim combater o coronavírus”, finalizou o presidente do CONSAÚDE.

Compartilhe