Coren-SP realiza visita ao HRLB

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), de Pariquera–Açu, gerenciado pelo Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul, recebeu visita do Coren – Conselho Regional de Enfermagem, sub-seção Santos. O objetivo foi verificar o dimensionamento, ou seja, o quadro de profissionais de enfermagem e a sistematização do setor.

A visita ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto, com a presença de uma fiscal do Coren. Além de analisar questões de planejamento, organização, coordenação e a execução do trabalho de enfermagem no Hospital, a visita foi uma oportunidade de interação. De acordo com Neusa Balbo, diretora de enfermagem do HRLB, auxiliares, técnicos e enfermeiros, puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Conselho. “A avaliação geral foi muito boa. A fiscal elogiou a organização dos serviços de enfermagem. Em contrapartida, nossos funcionários tiveram um momento de interação com o Conselho que os representa”, afirmou.

A visita do Coren ao HRLB foi em caráter de rotina, com o objetivo de conhecer os serviços prestados e orientar os profissionais de enfermagem. Para o HRLB, a visita foi positiva, pois verificou a qualidade dos serviços prestados, os quais seguem as determinações do órgão.

 

 

 

Coren

 

O Coren – Conselho Regional de Enfermagem, tem como principal objetivo orientar e disciplinar o exercício da profissão de enfermagem e das atividades de seus profissionais, divulgar o código de ética dos profissionais de enfermagem e a legislação específica da área, com o objetivo de prevenir a ocorrência de infrações à legislação que regula o exercício da profissão.

Por meio de visitas técnicas de rotina, os fiscais buscam orientar os profissionais de enfermagem a respeito das competências do Coren, as atribuições de sua categoria profissional, assegurando-lhes a execução apenas das suas atribuições legais. Outra importante ação é a de analisar os processos de responsabilidade técnica (RTs) apresentados pela enfermagem das instituições, e encaminhar a emissão de certidões, assim como os processos de registro de empresa.

O Coren fiscaliza o exercício da profissão de enfermagem em todas as instituições de saúde públicas e privadas, garantindo ao paciente uma assistência de livre de danos decorrentes de imperícia, imprudência e negligência, permitindo que somente profissionais habilitados e regularizados junto ao Coren exerçam ações específicas da enfermagem, examinando ainda os locais, constatando as irregularidades e infrações no exercício da profissão, orientando para sua correção e encaminhando às repartições competentes quando necessário.

Compartilhe