II Encontro de Prematuros do HRLB/CONSAÚDE é mais um grande sucesso

O Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, 17 de novembro, foi comemorado no HRLB/CONSAÚDE com o II Encontro de Prematuros, em Pariquera-Açu. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 17, no auditório do Consórcio, com a presença de mães e pais que tiveram os bebês prematuros na Maternidade do Hospital. As crianças também estiveram presentes e participaram de muitas brincadeiras, de um lanche especial, fizeram pintura facial e mostraram que toda luta pela vida vale muito a pena. A organização do evento também sorteou brindes entre os participantes.

Durante o encontro, organizado pela Coordenação de Enfermagem da UTI Neonatal, teve palestra educativa para os familiares de prematuros e depoimentos emocionantes. Na palestra com a enfermeira Heloísa Coppi Barros, especialista em UTI Neonatal e Pediátrica, ela falou sobre o projeto “Um polvo de amor”, técnica implantada no Hospital no início deste ano e que utiliza polvos de crochê para ajudar a abreviar o tempo de internação dos prematuros.

A enfermeira Heloísa explicou aos participantes como funciona o projeto. “O formato espiral dos oito tentáculos do polvo lembram um cordão umbilical. A ideia é que o polvo, feito com linha de crochê 100% algodão e manta siliconada, lembre o útero materno”, disse. Com esse conceito, os polvos estão ajudando bebês prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis. Ao abraçar o brinquedo, feito de crochê, os recém-nascidos se sentem mais calmos e protegidos, pois os tentáculos se remetem ao cordão umbilical e dão segurança semelhante a do útero materno.

Importante ressaltar que, para que o brinquedo seja seguro para recém-nascidos, os polvos precisam ser 100% algodão e assim podem ser levados à máquina de lavar. Atenção aos tentáculos, que não podem passar de 22 centímetros. O HRLB já recebeu centenas de polvos, confeccionados por voluntários de todo o Brasil, que na ocasião receberam uma singela homenagem por intermédio da voluntária Joana, que pode participar do evento. E os bebês levam o polvinho para casa.

A abertura do evento contou com mesa de honra formada pelos diretores do CONSAÚDE e representantes da UTI Neonatal. Estiveram presentes a diretora administrativa do Consórcio Bianca Palfi, o diretor técnico Dr. Márcio Bazzo, o diretor clínico Dr. Fredy Paredes, o médico neonatologista Dr. Alison Rene e a coordenadora de enfermagem da Unidade Neonatal, enfermeira Vera Lisboa Collaço.

A coordenadora de enfermagem da Unidade Neonatal, enfermeira Vera Lisboa Collaço ressaltou a importância do apoio de voluntários e colaboradores: “tivemos a colaboração de funcionários do Hospital e de seus familiares, doações de comércios e igrejas e muitas pessoas que ajudaram na realização deste evento. A nossa gratidão a todos”, disse.

A diretora de enfermagem Neusa Balbo comemorou o sucesso do evento. “Fizemos este segundo evento reunindo crianças com dez, quinze anos de bebês prematuros. É uma alegria muito grande, pois é o fruto do nosso trabalho. Então, esse dia é de festa, uma data em que comemoramos o nosso trabalho com esses prematuros”, ressaltou.

Os depoimentos de um pai e uma mãe de prematuros emocionaram a todos participantes, com histórias de superação e vitória. Vídeos de mamães que tiveram seus bebês prematuros também foram emocionantes e demonstraram a luta pela qual várias famílias enfrentaram, sempre contando com o apoio das equipes médica e de enfermagem do HRLB/CONSAÚDE.

Compartilhe