Equipes do HRLB/CONSAÚDE estão preparadas para atendimento de possíveis casos do novo coronavírus

O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus (COVID-19), foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Com a confirmação de casos da doença no Brasil, o HRLB/CONSAÚDE (Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua) capacitou as equipes para tratar possíveis casos suspeitos ou confirmados que chegarem ao Vale do Ribeira, com protocolos baseados no Ministério da Saúde. Há profissionais de plantão para receber esses pacientes.

O HRLB/CONSAÚDE, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica e CEFORH, estruturou-se com base nas ações já existentes para notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas. Além disso, o Hospital dispõe de leitos exclusivos para isolamentos respiratórios de casos que necessitem de internação e se prepara para ampliação do número de leitos em caso de necessidade de atendimento.

A vigilância epidemiológica de infecção humana pelo novo coronavírus está sendo instruída à medida que a Organização Mundial da Saúde consolida as informações recebidas dos países e novas evidências técnicas e científicas são publicadas. É importante ressaltar que, até o presente momento, não há registro de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus na região do Vale do Ribeira.

 

Cuidados

A prevenção é muito importante: lave bem as mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel; limpe bem as superfícies; siga a etiqueta da tosse (cobrir a boca ao tossir e espirrar, usando os braços ou lenço descartável). Respeite as orientações das autoridades de saúde e cuidado com as fake news.

Os sintomas da COVID-19 são semelhantes aos de outras doenças respiratórias como as gripes. Os critérios para suspeitar da COVID-19 incluem: pessoas que estiveram em países com casos confirmados da doença, histórico de contato próximo de casos suspeitos ou confirmados para  COVID-19 e apresente febre e  sintomas respiratórios (tosse e dificuldade respiratória). Se tiver os sintomas, procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio.

Compartilhe