Ferramenta Huddle é implantada via Projeto Lean nas Emergências

Entre os dias 28 e 29/8, o HRLB/CONSAÚDE recebeu a 3ª visita técnica referente à implantação do Projeto Lean nas Emergências. O Projeto tem como objetivo otimizar processos e aprimorar a qualidade do atendimento nas emergências hospitalares e está sendo conduzido por equipe multidisciplinar – Gestão de Alta Performance em Emergências – GAPE, em parceria com especialistas do Hospital Sírio-Libanês.

O encontro contou com a presença de gestores hospitalares, profissionais da saúde, do GAPE e dos consultores. Durante o encontro foram discutidos os avanços já conquistados desde o início do projeto, assim como a apresentação de novos temas, como estratégias de fluxo, diagrama de espaguete, gestão de leitos, processos da alta, Huddle, entre outros.

Um dos métodos de melhoria contínua dos processos assistenciais, conhecido como Huddle, possibilita o gerenciamento de problemas pontuais na unidade, ampliando a qualidade do atendimento e da segurança do paciente. A intenção é proporcionar que a equipe discuta suas pendências e trabalhe as soluções.

“Iniciamos a aplicação do Huddle dentro do hospital esta semana e vamos fazer diariamente, às 9h e às 15h. Os encontros estão acontecendo nos corredores do hospital, nesse encontro rápido, nós podemos acompanhar as intercorrências do Pronto Socorro nas últimas horas e apontar soluções para eventuais problemas. Na reunião da tarde, é dado um feedback dos problemas citados na reunião anterior”, comentou a diretora de planejamento, Márcia Aparecida da Cruz.

Compartilhe