Funcionários do CONSAÚDE participam de oficina em Brasília

O CONSAÚDE foi representado por dois funcionários na Oficina Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS, em Brasília. O evento aconteceu nos dias 7 e 8 de julho. Representando o CONSAÚDE, a diretora do CEFORH Cione Zanella e o secretário escolar Edson Luiz Franco.

Os temas abordados durante a Oficina foram “Apresentação do projeto de apoio estratégico e de fortalecimento da formação técnica de nível médio em saúde”, “Apresentação do AVASUS e do sistema acadêmico” e “Lançamento do observatório Caminhos do Cuidado”.

A Oficina foi realizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação em Saúde (DEGES/SGTES/MS). O evento teve o objetivo de reunir os diretores das 42 escolas técnicas do SUS e instituições públicas que trabalham com foco na Saúde, Educação e Tecnologia, entre elas o CEFORH, administrado pelo CONSAÚDE.

Na ocasião, ocorreu o lançamento oficial do Observatório Caminhos do Cuidado, uma plataforma virtual que tem como proposta valorizar o compartilhamento de experiências, vivências e aprendizagens dos integrantes do projeto, além de atuar como fomento à produção científica e pedagógica. O Observatório foi construído coletivamente com a participação ativa das escolas técnicas na formulação desse novo espaço de gestão da informação.

O encontro contemplou também a exposição do Espaço de Fortalecimento da Educação Permanente (AVASUS); a divulgação do Curso de Especialização em Acompanhamento, Avaliação e Monitoramento da Educação em Saúde Coletiva; a articulação com representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT); e a discussão sobre mestrado profissional Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) que está em fase de construção.

Compartilhe