Gestores municipais discutem Serviço de Inspeção Municipal

Na última terça-feira (16), os gestores da área agropecuária dos municípios consorciados puderam discutir sobre o andamento da implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ação que integra o Programa de Articulação Regional do Sebrae-SP, elaborado em 2022. O evento, promovido pelo Sebrae e apoiado pelo CONSAÚDE, foi uma demanda dos municípios.

Durante o encontro, a gestora de Políticas Públicas do Sebrae Vale do Ribeira, Jaqueline Nestlehner, pontuou a importância da discussão para viabilizar a legislação relacionada à implementação do Serviço. Já João Antônio de Moraes Neto, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra do Turvo, comentou as medidas que levaram o município a ter ações de sucesso no ramo de inspeção de produtos de origem animal.

O SIM é responsável por garantir a segurança alimentar, relacionada diretamente à saúde da população. O Serviço tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios de origem animal que são produzidos na região, sendo sua aplicação também importante para o desenvolvimento econômico local.

Em 2022, os gestores municipais demonstraram interesse em implementar o SIM de forma consorciada. Apesar de cada município ser responsável por aprovar a lei específica relacionada ao Serviço, a partir disso, o Consórcio pode fomentar a aplicação do SIM de forma colaborativa entre os municípios consorciados, permitindo a comercialização autorizada e regulamentada de produtos como mel, leite, peixe e queijo.

Na discussão, representando o Sebrae estavam, além de Jaqueline, Anderson Bezerra de Lima, consultor regional; Lucas Carnio Nogueira, analista regional; e André Silva Scalco, consultor do Sebrae Sudoteste Paulista. Também estiveram presentes Nilton Hirota, Prefeito de Registro; Dariane Beatriz Schoffen Enke, docente da UNESP – Registro; Milton Mâncio, da equipe de Segurança do Trabalho do CONSAÚDE; Wilber Rossini, Superintendente do CONSAÚDE e Newton Sióia, Superintendente do CODIVAR.

Compartilhe