HRLB/CONSAÚDE realiza acompanhamento diferenciado de funcionários

O CONSAÚDE, por meio da Medicina do Trabalho, realiza desde o mês de março, um atendimento diferenciado dedicado aos profissionais do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), que são casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Desde o início dos primeiros casos do novo coronavírus no Vale do Ribeira, as equipes realizam o acompanhamento diário de funcionários que estão afastados de suas funções no Hospital e avaliam o estado de saúde de cada um, por telefone. De março até a primeira quinzena de maio, 178 funcionários foram atendidos. Importante ressaltar que os atendimentos já realizados englobam os suspeitos de coronavírus, confirmados e aqueles que queiram contar com suporte psicológico para enfrentar as pressões do dia a dia desta pandemia.

A enfermeira responsável pela Medicina do Trabalho do HRLB/CONSAÚDE, Débora Carminatte, é quem realiza o “teleatendimento”. Tendo em mãos o relatório de funcionários que estão em casa, seja por suspeita ou por confirmação de Covid-19, ela faz o contato telefônico, pelo qual questiona o estado de saúde do profissional e de seus familiares. Caso haja necessidade de um acompanhamento psicológico, o atendimento será feito pelas psicólogas do HRLB, também por telefone. Em caso de sintomas mais graves, é ela quem direciona o profissional-paciente. “Fazemos um atendimento rápido e humanizado dos profissionais, que são orientados e podem permanecer em casa com a tranquilidade de receber o acompanhamento, tanto da enfermagem quanto do médico Dr. Wallace Dos Santos Vaz e de nossas psicólogas. Se houver necessidade, a partir do contato telefônico identificarmos sintomas mais graves, também encaminhamos imediatamente o funcionário para o Hospital”, explicou Débora.

O acompanhamento foi implantado para garantir a saúde e segurança dos profissionais do CONSAÚDE e seus familiares, a fim de minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus. Por isso, o atendimento foi estendido a todos os profissionais, sejam suspeitos, confirmados ou ainda aqueles que queiram contar com suporte psicológico. O diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antoscezezm enfatiza a necessidade do cuidado integral com os profissionais. “Nossa maior preocupação, neste momento, é garantir a segurança de nossos profissionais, estando em casa ou no trabalho no HRLB. Reiteramos o compromisso com a saúde de nossos funcionários e da população do Vale do Ribeira”, finalizou Antosczezem.

Compartilhe