HRLB/CONSAÚDE realiza captação de rins e córneas

A Comissão Intra-hospitalar de Transplante (CIHT) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) realizou mais uma captação de órgãos no último dia 15. Um homem de 37 anos, por motivo de queda de bicicleta, teve morte encefálica e a família optou pela doação de órgãos. Foram doados os rins e córneas, do paciente.

Com a pandemia do coronavírus, os protocolos de captação seguem os mesmos critérios, incluindo os testes para Covid-19. A equipe do HRLB/CONSAÚDE realizou dois testes clínicos e teste de apneia. O exame de imagem que constata a morte encefálica foi realizado por um médico credenciado pela Central Estadual de Transplantes. Todos os exames confirmaram o quadro de morte encefálica para que a doação fosse possível.

O enfermeiro André Luís Arcari, Enfermeiro Coordenador da CIHT do HRLB, vinculada a OPO (Organização de Procura de Órgão) do Hospital das Clínicas de São Paulo, disse que a doação de órgãos salva vidas e que a anuência dos familiares é fundamental no processo. “Nesse momento não podemos deixar de agradecer aos familiares pelo gesto que tiveram em aceitar a doação dos órgãos. A doação não somente salva a vida de quem recebe, mas também muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa de uma doação enquanto essa mesma família doadora vive a angústia da perda. Como membro da Comissão do HRLB/CONSAÚDE, quero agradecer a todos os profissionais envolvidos nessa doação, desde o Pronto-Socorro, passando pela UTI e Centro Cirúrgico”, finalizou.

O CONSAÚDE agradece a todos os profissionais envolvidos e à família da paciente, que mesmo em meio ao sofrimento de perder um ente querido, teve um gesto nobre de amor ao próximo. Doar órgãos salva vidas!

Compartilhe