Inauguração da nova sede do CEFOR Registro junto ao DRS-XII

O Centro Formador de Pessoal para Saúde – CEFOR SUS, administrado pelo CONSAÚDE, ganhou mais um novo capítulo de seus 52 anos de história no Vale do Ribeira, com a inauguração na nova sede em Registro, junto ao prédio do Departamento Regional de Saúde – DRS-XII e com a alteração de nome para “Ruth Gouvêa de Budensen”, uma homenagem à enfermeira e fundadora da escola técnica destinada à formação de qualidade dos profissionais de saúde da região. O evento de inauguração aconteceu no dia 21 de dezembro 2023, reunindo representantes da área da saúde regional e autoridades.

O CEFOR é uma das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS). A pactuação das atividades de planejamento e os trâmites para mudança de endereço do CEFOR iniciaram em agosto de 2023, devido à necessidade da secretária de educação de atender a demanda de regionalização do Vale do Ribeira dos trabalhadores do SUS de nível técnico profissionalizante. 

Em setembro de 2023 foi realizada visita técnica das dirigentes de Ensino, a supervisão de ensino Delegada ao Grupo de Desenvolvimento de Recursos Humanos – GDRH, da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria do Estado da Saúde CRH/SES/SP, transcorrendo de maneira favorável para a transição do novo endereço, e que em respeito à história do CEFORH de Parqiquera-Açu, também foi favorável a mudança de nome para Centro Formador de Pessoal para Saúde “Ruth Gouvêa”. 

A diretora do CEFOR SUS Registro, Tatiane F. Alves, falou um pouco sobre o planejamento de ações para 2024: “Na busca de planejar retomada dos cursos de formação, encaminhamos aos secretários dos municípios consorciados um formulário para levantar as necessidades levantamento  de formação de nível técnico profissionalizante dos 20 municípios. Objetivemos 85% de adesão dos municípios. Diante deste trabalho conquistado em 6 meses, para 2024 o CEFOR trabalhará as atividades dos trabalhadores do SUS com a retomada das salas descentralizadas, além trabalhar ações de desenvolvimento e formação técnica e profissionalizante dos povos originários indígenas e quilombolas”, pontuou. 

O diretor superintendente, Rildo de Jesus, expressou orgulho em participar dessa importante entrega: Assim que assumi a superintendência do CONSAÚDE, verifiquei que a infraestrutura do CEFOR de Pariquera-Açu, apesar de toda história, de todo sucesso, não estava mais adequada para ser um centro formador de profissionais de saúde. Precisávamos de um novo local para ensinar, transmitir conhecimento e, principalmente, honrar a memória da Dona Ruth Gouvêa. Ficamos felizes em dar continuidade a essa história e poder proporcionar mais conhecimento e qualificação aos trabalhadores da área da saúde”, disse. 

O estabelecimento de ensino continuará a oferecer os cursos:

  • Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Técnico em Enfermagem;
  • Especialização Técnica em Urgência e Emergência/Atendimento Pré-Hospitalar,
  • Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem em Neonatologia de Risco. 

A nova sede do CEFOR SUS Registro está situada na Rodovia Empei Hiraide Km 2,4 –junto ao prédio da DRS-XII Registro.

Compartilhe